Tribulação: Quais são as causas?

Tribulação: Quais são as causas?

Por que o ser humano passa por tribulação? Será que acontece devido algum pecado cometido? Será que a obediência também gera tribulação? Vamos meditar um pouco?

Como base para este Estudo, usaremos o texto que está em Marcos 4:35-41.

Jesus e seus discípulos entram em um barco no mar da Galileia e seguem para o outro lado da margem (em direção à cidade de Gadara). Durante a travessia, um forte vendaval surge no mar e as ondas se lançavam sobre o barco. Jesus estava dormindo na popa e os discípulos pensavam que iriam morrer. Ao acordá-Lo, Jesus se levanta, repreende o vento e no mesmo instante, tudo se acalma.

Relacionando este texto com a tribulação, podemos tirar várias lições importantes:

  • Não é pelo fato de Jesus estar no barco que não teremos problemas;
  • Passar por tribulação não significa que a pessoa esteja em pecado;
  • Obediência também gera tribulação;
  • Jesus sempre está conosco, mesmo em meio a uma tempestade.

A Bíblia nos relata que Jonas enfrentou grande tempestade por ter sido desobediente! Isso serve para demonstrar que muitos problemas surgem em nossas vidas, devido escolhas erradas que fazemos! Contudo, os discípulos estavam enfrentando tribulação exatamente porque foram obedientes!

A Bíblia revela que a obediência também gera tribulação, porém, devemos nos regozijar e nos alegrar, pois grande é o nosso galardão com Deus.

  • Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los (Ec 9:2).

Em João 16:1-7 podemos verificar outro exemplo dessa afirmação. Note que O Senhor começa a explicar que os discípulos passariam por tribulações:

  • (Vs.4) – “Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei”. Que hora é essa? Está no vs.2: “vos expulsarão e vos matarão”;
  • (Vs.6) – Uma dupla tristeza encheu o coração dos discípulos: “vocês vão morrer” e “quando vocês estiverem morrendo eu não estarei perto de vocês”;
  • (Vs.7) – Jesus explica o motivo pelo qual Ele deixaria os discípulos: “para que o Consolador fosse enviado”.

O silêncio de Deus não significa abandono! O fato de Jesus estar dormindo, não significava que Ele não se importava com a situação. Os discípulos deviam ter visto como algo positivo, enxergando segurança no sono de Cristo. Podiam olhá-Lo dormindo e dizer: “Se Ele está dormindo, é porque a tempestade não é uma ameaça!” Por maior que seja nosso problema, Deus está sempre tranquilo, soberano e tem o controle de tudo. Nunca encontraremos Deus preocupado!

Qual deve ser nossa atitude em meio à tribulação? 

  • Devemos entregar o problema nas mãos do Senhor;
  • Devemos orar, meditar na Palavra e ter fé;
  • Devemos em tudo glorificar ao Senhor.

A pior tempestade não é aquela que se abate em nossas vidas, mas sim, aquela que está em nosso coração. Por isso Jesus quis acalmar não somente o mar, mas também o coração dos discípulos dizendo: “Tenha fé! Acalme-se!”

Neste texto fica evidente que nossa insegurança nasce da nossa falta de experiência com Deus! Veja o que os discípulos dizem no vs.41: “Quem é esse…?”

Agora, veja o exemplo de um coração que não está em tempestade, pois sabe que sua segurança está no Senhor: 

  • Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança (Sl 4:8).

Caro amigo leitor: Todos nós passamos por problemas, independente do gênero, classe social, situação financeira, religião, grau de instrução; sempre estaremos sujeitos às tempestades que surgem em nossas vidas. Contudo, aqueles que estão em Cristo, depositam sua confiança no Senhor. Sabemos que Ele supre nossas necessidades e que todas as coisas cooperam para o nosso bem! Estamos vivendo os últimos dias da história da humanidade e todas as profecias bíblicas se cumprem a cada dia! O fim está próximo e salvação só temos em Jesus, pois Ele deu sua própria vida para nos salvar! Arrependa-se de seus pecados e responda ao chamado de Cristo! Ele é o único Caminho, a Verdade e a Vida! Ninguém chega ao Pai se não for por intermédio dEle (Jo 14:6).

Para meditar: 

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Sl 46:10). 

Nelson Júnior – Portal Pela Fé 

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Confesso que foi uma surpresa, mas está muito bem explicado e demonstrado na Bíblia. Vivendo e aprendendo. Aprendi uma importante informação hoje.

    • Nelson Júnior

      Amém, minha irmã! Glória a Deus que nos ensina a cada dia, não é? Fico feliz com o testemunho dado e peço que ajude na divulgação. Muitos estão sofrendo e não entendem os motivos. Fique na paz do Senhor!

      • Giane Oliveira

        Prezado, entendo que poderia ser destacado que muitos de nós sofremos tribulações por nossa própria culpa por causa de nossas colheitas erradas: Não meditar, não pedir conselhos, não consultar Deus, não se programar ….

        • Nelson Júnior

          Olá, prezada irmã, tudo bem? É isso mesmo! Muitos problemas surgem devido más escolhas. O intuito do estudo foi para demonstrar que estamos todos sujeitos a passar por dificuldades, independente da Fé que professamos, pois alguns líderes religiosos afirmam que o cristão não passa por aflições e, quando a aflição surge, atribuem a algum possível pecado da pessoa. Tenho recebido muitas dúvidas neste sentido e resolvi escrever o Estudo para tranquilizar o coração de quem vive algo assim. Agradeço por sua valiosa participação e conto com suas visitas ao site. Fique com Deus, minha irmã! A paz do Senhor!

  2. Amei este texto. Deus usa o irmão e fico feliz por ter acesso a estes estudos. Estou aprendendo bastante. Agradeço a Deus por sua vida e por sua disposição em nos ajudar.

    • Nelson Júnior

      Amém, minha irmã! A glória é toda do Senhor, pois sem Ele não seríamos capazes de nada, não é? Agradeço a Deus por ter contato com pessoas como a irmã, que é uma bênção e sempre contribui com comentários valiosos! Fique com Deus, e ótimo dia!

  3. Oi a paz do senhor como é bom ter resposta onde nos faz ter um certo entendimento obrigada

    • Nelson Júnior

      Olá, prezada irmã! A paz do Senhor! Fico feliz por ter encontrado respostas. O Senhor é maravilhoso e fala ao nosso coração de diversas maneiras, não é? Agradeço por acompanhar meu blog. No que eu puder ajudar, conte comigo. Fique com Deus e ótimo final de semana.

  4. ola eu lia a sua palavra gostei muito que DEUS possa abençoa você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *