Sobre esta pedra: Entenda o contexto!

Sobre esta pedra: Entenda o contexto!

Qual é a pedra na qual Cristo se refere? Qual o significado para “as chaves do Reino dos Céus”? Vamos verificar?

  • “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16:16-19).

Primeiramente, precisamos entender a origem do nome de Pedro:

O nome do apóstolo, originalmente era Simão (Jo 1:42) e Jesus lhe deu o nome de “Cefas” (“pedra” em aramaico). Como os Evangelhos foram escritos na língua grega, “Cefas” foi traduzido para “Petros” (“pedra” em grego). Deste significado, derivou o nome “Pedro”.

Com a explicação da origem do nome, vejamos agora o contexto desta passagem, analisando alguns pontos:

  • Pedro nunca poderia saber que Jesus era o Filho do Deus vivo, se do Pai não o fosse revelado (Mt 16:17);
  • Um novo nome foi dado para Simão: “Pedro” (“Petros” em grego). Há na Bíblia, outros casos semelhantes: Abraão (Gn 17:5); Jacó (Gn 35:10); Sara (Gn 17:15); entre outros;
  • A igreja seria edificada (Mt 16:18). Veja que o verbo está no futuro, pois ainda não existia. Além disso, Jesus não disse que seria construída sobre “Petros”, mas sim, sobre “Petra” (Pedra Angular, Pedra de Esquina, ou a Rocha, que é Jesus Cristo). O Senhor estava dizendo que, sobre aquela confissão de Pedro (de que Jesus é o Filho do Deus vivo), Ele ergueria Sua igreja;
  • As chaves do “Reino dos Céus” (Mt 16:19), não são as chaves da igreja. Esta expressão é um reconhecimento de um Reino Celeste, não terreno! O significado dessas chaves, é que seriam utilizadas mais tarde para abrir as portas do Reino aos judeus (At 2); aos samaritanos (At 8) e aos gentios (At 10).

O próprio Pedro diz em outros momentos, quem era a “Pedra” revelada neste texto:

  • “Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular” (At 4:11);
  • “À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”. Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados” (1Pe 2:4-8).

Agora, veja o que o apóstolo Paulo fala sobre o alicerce da igreja e quem é a Pedra principal:

  • “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular” (Ef 2:20).

Caro amigo leitor: Você não leu este estudo por acaso! Permita-me amorosamente dizer-lhe que estamos vivendo os últimos dias da história da humanidade! Todas as profecias se cumprem a cada dia e o fim está próximo! Salvação só temos em Cristo Jesus! Ele é o único que pode nos salvar. Ouça a voz do Senhor! Ele chama os que são Seus! Medite nas Escrituras Sagradas!

Para meditar:

A Pedra na qual a igreja foi edificada é Cristo! A Pedra Angular, como dizem os apóstolos Paulo e Pedro. Ele é a Rocha que, mesmo no deserto, já acompanhava os israelitas em sua peregrinação: “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1Co 10:4).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

12 Comments

  1. Myrna Pereira Persona

    Comentários ótimos, edificantes!

    • Nelson Júnior

      Olá, prezada irmã! Agradeço por sua preciosa participação.
      Que Deus continue lhe abençoando poderosamente!
      Fique com Deus!

  2. Aleluiaaaaaa. Explicação maravilhosa!

  3. Reinaldo Reoli

    Nunca li nada igual. Meus olhos foram abertos. Obrigado!

    • Nelson Júnior

      Olá, prezado Reinaldo! Tudo bem? Não precisa agradecer. O Senhor que nos capacita para o trabalho. Fico feliz por sua participação. No que eu puder ajudar, conte comigo. Fique com Deus.

  4. Glórias a Deus por trazer a sabedoria aos homens para que o Evangelho possa ser disseminado para honra e glória do Senhor. Nelson Jr, Deus esteja contigo varão. Grande abraço. Fica com Deus.

    • Nelson Júnior

      Prezado irmão Fernando, a paz do Senhor! Agradeço de coração por sua preciosa participação! Que o Senhor continue abençoando a ti grandemente e a todos os seus. É uma honra ter tido parte de seu tempo dedicado à leitura deste estudo. Fique com Deus e ótimo final de semana.

  5. Muito bom meu irmão, Deus te abençoe . Eu quero estudar sobre o Cirineu q levou a cruz por um determinado momento, na crucificação de Jesus. Vc pode me enviar alguma coisa?

    • Nelson Júnior

      Olá, minha irmã! A paz do Senhor! Primeiro quero agradecer pela participação. Vou lhe enviar sim. Assim que estiver pronto, lhe aviso, ok? Lhe passo em seu e-mail. Ótima noite pra ti. Fique com Deus.

  6. João Batista Reformado

    Demais a sua explicação, varão! Oh glória!

    • Nelson Júnior

      Amém, meu irmão! Glória a Deus que nos capacita para o trabalho. Sem Ele, não somos nada, não é? Fique com Deus, querido irmão!

Deixe um comentário