Só existe um Deus e Ele não se veste assim!

Só existe um Deus e Ele não se veste assim!

Hoje em dia, é comum vermos no meio “cristão”, algumas estratégias sendo realizadas no culto com o intuito de convencer o pecador perdido de seus pecados. Porém, a Palavra de Deus deixa bem claro que, quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, por meio da pregação da Palavra de Deus! Sendo assim, tais estratégias com esta finalidade são incorretas (no culto), pois nada que façamos será a causa de uma conversão, afinal, o mérito não é nosso!

  • De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17).

Não cabe a nós o papel de convencer ninguém, mas sim, proclamar o Evangelho a toda criatura e o Senhor fará a obra. Contudo, no dia a dia, em um ambiente informal, podemos aproveitar o que é notícia para iniciar uma conversa e falar de Cristo, de seu amor e do plano da salvação. Aquilo que acontece no mundo pode servir de “ponte” para uma evangelização, fazendo com que o ouvinte relacione os fatos (que muitas vezes o afetam diretamente) e entenda a importância do sacrifício salvífico feito por Jesus.

Dentro desta visão, o pastor americano Greg Stier, que tem seu ministério voltado para o evangelismo de jovens nos Estados Unidos, utiliza destes mecanismos para atrair a atenção dos mesmos e proclamar as Boas Novas de salvação. Um exemplo que gostaria de citar, foi a relação que ele estabeleceu entre várias características do filme “Os Vingadores”, comparando-as com os princípios cristãos. Confira abaixo!

É difícil fazer com que os personagens do filme lutem juntos, mas quando isso ocorre, as pessoas são salvas:

  • Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho (Fp 1:27).

Eles progridem na diversidade:

  • Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gl 3:28).

Bruce Banner (Hulk) tem um grande “poder interior” e pode usá-lo a qualquer momento:

  • No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6:10).

O Homem de Ferro tem uma armadura impenetrável e sabe bem como usá-la:

  • Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes (Ef 6:13).

O Capitão América tem um poderoso escudo e sabe usá-lo:

  • Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno (Ef 6:16).

Thor empunha uma arma que destrói o inimigo:

  • Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6:17).

Hulk não se curva diante de outros “deuses”:

  • Não terás outros deuses diante de mim (Ex 20:3).

Eles não têm um plano de ataque. Eles só têm um plano… ATAQUE!

  • E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1:22).

Seu líder tem cicatrizes:

  • Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos (Is 53:3-6).

Eles estão unidos por uma causa comum:

  • E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mt 28:18-20).

Muitos sentem dificuldade de falar com as pessoas do mundo sobre Cristo por não encontrarem um meio de iniciar o assunto. Esta forma de evangelizar pessoas (utilizando assuntos do interesse de determinados grupos ou faixas etárias), pode facilitar o início de uma conversa e fazer com que a pessoa preste atenção no que está sendo dito, pois faz parte de uma “realidade” para ela. Sendo assim, será feito um esforço para entender a relação com a realidade redentora ocorrida na cruz.

Como foi dito no início, quem convence um pecador é o Espírito Santo. Não concordo que estes mecanismos de “atração”, sejam utilizados em um apelo ou em um culto, por exemplo! Todavia, podem perfeitamente ser aplicados em conversas informais do dia a dia, com pessoas que ainda não conhecem a Verdade, na tentativa de despertar a curiosidade e fazê-las pensar.

Qual a relação que você poderia estabelecer com a Bíblia para falar de Cristo às pessoas ao seu redor? Você já pensou nisso?

Para meditar:

Paulo já utilizava destes métodos para falar de Cristo, se fosse necessário! A pregação feita aos cidadãos atenienses pode ser citada como exemplo: “E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio”. (At 17:22,23).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Se me permite, usarei este texto com meu sobrinho. Grande ideia.

    • Nelson Júnior

      Olá, prezada Marlene! Claro que permito! É para uma boa causa! Se eu puder ajudar em algo, conte comigo.

  2. Gloria a Deus

  3. É o que falamos no estudo anterior, é SERMOS Cristo por onde formos. Também somos pecadores e tentados o tempo inteiro. Não é fácil, mas devemos ser sábios para SERMOS Cristo na vida dos que estão ao nosso lado, independente de onde estamos. Sempre sábio Nelson. Glória a Deus!!

    • Nelson Júnior

      Concordo plenamente com você, querida irmã! Devemos proclamar o Evangelho e utilizarmos de todos os meios para falarmos com as pessoas. Muitos estão se perdendo e não sabemos quanto tempo ainda nos resta. Portanto, cada oportunidade deve ser aproveitada. Fique com Deus, minha irmã! A paz do Senhor!

  4. Nezia Nogueira

    Este portal e uma benção em nossas vidas.

    • Nelson Júnior

      Amém, minha irmã Nezia!! Uma bênção são as pessoas que acompanham este trabalho (assim como a irmã), compartilhando informação. Agradeço pelo carinho. Graça e paz.

Deixe um comentário