Reclamar é pecado! Entenda o motivo!

Reclamar é pecado! Entenda o motivo!

A reclamação é um tema bem explorado na Palavra de Deus. Vemos nas Escrituras, inúmeros exemplos de queixas (desde simples servos, até grandes reis). Mesmo no Jardim do Éden o homem reclamava e, infelizmente, este pecado se tornou um mau hábito entre nós. Mas, por que reclamar é pecado?

O ato de reclamar e o ensinamento bíblico:

Quando nos sentimos injustiçados, merecedores de algo que não possuímos, ou quando alguém não faz algo que esperávamos, brota em nosso coração o desejo de reclamar! Quando isso não é tratado, contamina todo o ambiente em que estamos. Foi o que aconteceu com o povo de Israel. Confira neste versículo:

  • Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores (Nm 14:27).

O “injustiçado” e a murmuração:

Todo “injustiçado” não tratado se torna um murmurador, um reclamador de tudo e de todos. Esta postura, aos poucos vai matando o relacionamento com Deus e com o próximo.

Reclamar é um grave pecado, pois é o mesmo que afirmar: “Eu, no lugar de Deus, faria tudo diferente!” Quando alguém reclama, deixa seu lugar de servo e se coloca no lugar de Deus. É um sinal claro de incredulidade!

Você crê que Deus supre todas as suas necessidades e que Ele está no controle de sua vida? Então deixe de reclamar e confie em Seu agir. Ele sabe de tudo que necessitamos antes mesmo de pedirmos e tem sempre um plano perfeito para nossas vidas.

O exemplo de José:

O verdadeiro cristão não reclama das adversidades, pois entende que Deus transforma o mal, em bem (Gn 50:20)! Veja, por exemplo, o que aconteceu com José, filho de Jacó! As Escrituras narram que ele foi vendido como escravo por seus próprios irmãos! Contudo, Deus estava no controle e transformou o que seria algo ruim, em bênçãos para todos! José se tornou o governador do Egito e pode alimentar todo o povo no momento das vacas magras (Gn 41)! Agora, repare em um detalhe nos versículos abaixo:

  • Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue. E seus irmãos concordaram. Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito (Gn 37:27,28);
  • Cheguem mais perto, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês (Gn 45:4,5);
  • Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos (Gn 50:20).

José afirma que os irmãos planejaram o mal contra ele, contudo, foi Deus quem o enviou para o Egito, para preservar a vida de muitos! Aquilo que seria algo ruim (na ótica humana), Deus estava transformando em bênçãos para todo o povo! José perdoou os irmãos e não reclamou da situação, pois confiava no agir do Criador!

Tenha em mente:

Você não terá resultados positivos por meio da reclamação, mas sim, por meio da oração. Lembre-se que a maioria das reclamações estão ligadas em decisões erradas que tomamos na vida. Portanto, ao invés de reclamar, busque a Deus que estará pronto a lhe ajudar.

Para meditar:

Em Lucas 10:38-42 vemos uma reclamação que Marta faz à Jesus sobre sua irmã Maria. Veja que ambas fizeram suas escolhas. Tanto Marta quanto Maria queriam dar o melhor ao Senhor. E veja o que Ele diz:

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada (Lc 10:38-42).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Sem dúvida!

  2. Nunca tinha pensado nisso dessa forma. Você abriu meus olhos.

  3. Nunca mais vou reclamar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *