Abraço: Você sabe qual é o significado?

Abraço: Você sabe qual é o significado?

Quando abraçamos alguém, o que estamos dizendo à esta pessoa? Será que é um mero ato físico ou existe um significado por trás do abraço? Vamos meditar um pouco?

Como base, usaremos o texto bíblico de Lucas 15:11-24.

Nessa parábola, Jesus conta sobre um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo decide pedir ao pai sua parte da herança e vai para uma terra distante viver sua vida como achava que deveria viver. Nesse lugar, ele vai gastando cada centavo do seu dinheiro com seus prazeres, até que todo o seu dinheiro acaba e ele vira quase um mendigo. No momento mais crítico, ele sente atração até pela lavagem que era dada aos porcos, tamanha era a fome que sentia! Então, ele se lembra da casa do pai e resolve voltar arrependido. É rejeitado por seu irmão mais velho, contudo, seu pai o recebe de braços abertos e com festa.

Podemos destacar três pontos importantes na parábola (para este estudo):

– O desejo por sua parte na herança (algo que ainda não lhe pertencia) demonstrava no filho sua ansiedade e, como já estudamos anteriormente aqui no Portal, ansiedade é excesso de futuro em nossas mentes. Vejamos algumas consequências de quem vive ansioso sempre se preocupando como o amanhã:

  • Durante a infância, muitos vivem desejando a maioridade! Com isso não vivem o momento e, quando adultos, gostariam de ser crianças novamente! Anseiam pelo futuro, se esquecem do presente e acabam não vivendo nem o presente, nem o futuro;
  • Existem pessoas que desperdiçam saúde para ganhar dinheiro e depois, precisam gastar dinheiro para recuperar a saúde;
  • Existem pessoas que vivem como se nunca fossem morrer e acabam morrendo como se nunca tivessem vivido;
  • Há ainda, aqueles que vivem se comparando ao próximo quando sabemos que o julgamento será individual.

– A partir do vs.16, vemos que ele começa a sentir vergonha e humilhação. Se nossas mentes estão focadas somente no futuro, não reparamos o que acontece em nossas vidas no presente e, com o abrir dos olhos, a vergonha toma conta do nosso ser!

– O Pai sempre estará de braços abertos para o filho arrependido!

No vs.20 é narrado uma atitude do pai que fez toda a diferença na vida daquele filho: o abraço! Mas, por que o abraço é importante? Qual seu significado?

O abraço significa união; compartilhamento; é saudável; ajuda no tratamento da depressão; reduz o estresse; é revigorante; transmite carinho e amor; ajuda a dormir; é praticamente perfeito, pois também significa: conte comigo!

Com a atitude de abraçar aquele filho, o pai estava dizendo exatamente isso! Conte comigo!

Note agora, três outros exemplos de abraços que fizeram a diferença na vida de muitas pessoas:

– Abraço de Esaú em Jacó (Gn 33:4): Toda a guerra; contenda; discórdia; foi transformada em choro, beijos e reconciliação, por meio do abraço;

– Abraço de José em seus irmãos (Gn 45:14,15): Por meio do abraço, foi posto um fim em toda amargura, toda dificuldade que os irmãos de José enfrentavam devido a seca e a fome naquela região;

– O maior de todos os abraços que já houve neste mundo foi dado por Jesus Cristo! Ele foi posto em uma cruz, com os braços abertos, abraçando toda a humanidade por meio de seu sacrifício para nos salvar! Entregou Sua própria vida para pagar pelos nossos pecados e com este gesto, Cristo também estava dizendo: CONTE COMIGO!!

Caro amigo leitor: Existem diversas causas que devem ser abraçadas (políticas, sociais, ambientais, pessoais, etc.); contudo, a principal causa a ser abraçada é missões! Cumprir o Ide de Jesus! Se você ainda não respondeu ao chamado de Cristo (não retribuiu o Seu abraço), permita-me amorosamente dizer-lhe que estamos vivendo os últimos dias da história da humanidade. Todas as profecias bíblicas se cumprem a cada dia e o fim está próximo. Salvação só temos em Jesus, pois Ele deu sua própria vida para nos salvar! Arrependa-se e entregue sua vida a Cristo! Ele é o único Caminho, a Verdade e a Vida! Ninguém chega ao Pai se não for por intermédio dEle (Jo 14:6).

Para meditar:

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (Jo 1:12).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Gostei muito da parte que fala do abraço de Jesus na humanidade. Bastante esclarecedor.

  2. Vamos abraçar as missões!!!!!! Amém meu irmão!!!!

Deixe um comentário