Palmas: É correto aplaudir no culto?

Palmas: É correto aplaudir no culto?

Será que existe respaldo nas Escrituras Sagradas para as palmas, como expressão de culto ao Senhor? Você sabe o que a Bíblia diz sobre este assunto? E se for utilizada para marcar ritmo de música, é correto? Vamos meditar um pouco?

Para que possamos fazer uma análise, precisamos dividir o tema em duas categorias:

  • Aplausos – Quando utilizado (por meio de gestos repetidos durante algum tempo) para manifestar elogio e apoio a algo ou alguém;
  • Palmas – Quando utilizadas para marcar ritmo de música.

Tenha em mente ao ler este estudo que, o contexto analisado, se refere a um culto de adoração a Deus (não está em questão qualquer atividade, ação ou evento realizado fora do culto). Com a definição das categorias, surgem as seguintes dúvidas: Qual a intenção de um cristão ao aplaudir ou bater palmas no culto? Aplaudir alguém por algo que foi realizado é correto?

Para quem são destinadas as palmas?

Há aqueles que justificam dizendo que, na verdade, as palmas são para Deus! Será mesmo? Será que as palmas estão louvando ao Senhor ou estão elevando o ego de quem está à frente? Quantas vezes você não teve vontade de aplaudir, mas se sentiu coagido a fazê-lo por outros terem começado? Se Deus deu um determinado dom a uma pessoa e ela está utilizando esse dom para adoração ao Criador, qual o sentido do aplauso? O cantor gospel foi chamado para louvar a Deus ou para uma apresentação à instituição religiosa que o convidou/contratou? Qual o sentido de aplaudi-lo (sem falar nos autógrafos e selfies para não desviar o assunto)?!

Abordando as palmas ritmadas, qual o sentido de usá-las? Será que o motivo é ter na equipe de louvor sempre alguém que inicie a marcação para que outros o acompanhem? As palmas estão ligadas ao ritmo e este, por sua vez, direciona para o corpo. Todavia, um louvor a Deus (como culto de adoração) deve ser composto por letra (razão e inteligência), melodia (sentimentos) e harmonia (combinação de elementos que produzem algo agradável e belo). Ao incluir o ritmo (com palmas), todo o restante fica como segundo plano. Em alguns casos (sem generalizar), o início de tais gestos é um convite para certos tipos de danças beirando até mesmo, a sensualidade.

O que a Bíblia diz no Velho Testamento (VT):

Não encontramos respaldo bíblico para apoiar palmas como expressão de culto ao Criador no VT. Quando falamos do Tabernáculo ou do Templo, notamos que havia grande rigidez em toda a liturgia. Tudo era rigorosamente prescrito para que fosse feito da forma que agradasse a Deus (nunca ao homem), sendo descrito desde objetos, instrumentos, utensílios que eram permitidos, até quem iria cantar (sacerdotes levitas) e quem poderia assistir (respeitando os limites permitidos).

Dentro da rigidez deste contexto, vejamos algumas passagens bíblicas:

  • Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo (Sl 47:1).

O contexto deste versículo (muito usado para apoiar as palmas) não se referia ao culto dentro do Templo (veja o termo “voz de triunfo” no final do versículo, usado por Davi nas vitórias em batalhas). Leia o capítulo todo para ficar claro o contexto. Também notamos um sentido de louvor universal. Esta afirmação de universalidade se apoia em outros exemplos do VT. Note abaixo:

  • … e todas as árvores do campo baterão palmas (Is 55:12b);
  • Batam palmas os rios, e juntos, cantem de alegrias os montes (Sl 98:8).

Como todos nós sabemos, árvores ou rios não têm mãos para aplaudir. O sentido é de um louvor universal, envolvendo toda a criação. Não foi escrito literalmente como orientação para tal prática no culto dentro do Templo. Quer outro exemplo para comparação? Veja:

  • Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia! (Sl 150:6).

Se tudo o que tem vida deve louvar ao Senhor, devemos levar cachorros, gatos, papagaios, etc., para louvar a Deus? Ou o texto fala num sentido universal (toda criatura, onde a glória de Deus é manifestada)?

Os exemplos acima são os únicos que poderiam ser citados como “favoráveis”, contudo, de acordo com o exposto, vimos que não se referem ao culto dentro do Templo (no VT)!

Além dos supracitados, existem outros que falam sobre aplausos ou palmas. Porém, expressando tons de zombaria, deboche, ódio, ou até, homenagens a homens! Sendo assim, fica evidente que não servem de referência para apoio.

Palmas em tons pejorativos:

Nm 24:10 – palmas com ira;

2Rs 11:12 – palmas em homenagem a homens;

Jó 27:23 – palmas e assovios em tom de vaia;

Jó 34:37 – palmas em tom de desprezo;

Sl 47:1 – palmas de tolos;

Lm 2:15 – palmas em tom de deboche;

Ez 21:17 – palmas em tom de deboche;

Ez 22:13 – palmas em tom de deboche;

Na 3:19 – palmas em tom de deboche.

O que a Bíblia diz no Novo Testamento (NT):

Não há absolutamente nenhuma referência bíblica sobre bater palmas. Não foi mencionado por nenhum dos apóstolos como demonstração de “culto” ao Senhor. Nem mesmo os judeus utilizavam tais artifícios para a adoração (e permanecem sem utilizar nos dias atuais).

Se fosse algo a ser respeitado no culto, não haveria alguma orientação ou sugestão direcionando para tal prática? Ainda que houvesse apoio no VT, teria sido revogado no NT com o que foi dito por Paulo, em sua carta aos Romanos:

  • Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês (Rm 12:1)

O termo usado no original em Grego “Loriken Latrian” (culto racional), fala de um culto prestado ao Senhor sem expressões gestuais ou físicas, mas sim, racional (relativo à razão, mente). Quando incluímos o ritmo, todo o restante se perde. A intenção primordial será acompanhar as palmas dos irmãos para não ser aquele que bate fora do compasso! E, onde ficará o culto racional se a mente está preocupada com outras observâncias?

Conforme evidenciado acima, nota-se que as palmas ritmadas não agradam ao Senhor, pois fogem ao culto racional que Paulo orienta e direcionam a atenção para o corpo da pessoa que, em muitos casos, complementa a ação com movimentos corporais e danças (chegando à beira da sensualidade em determinadas situações). Com relação aos aplausos, também não devem ser utilizados num culto, pois entrega a glória do Criador à criatura. Portanto, não aplauda o cantor gospel no culto! Não aplauda o coral, a orquestra, a banda, o pregador, ou qualquer pessoa que tenha tido a oportunidade de estar à frente cultuando a Deus! Não é um show! Não é uma apresentação pessoal! É um culto ao Senhor!

Veja o que Jesus disse em João 4:23,24.

O que será que Ele quis dizer com adorar em espírito e em verdade porque Deus é Espírito? Será que inclui palmas?

  • Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:23,24).

Enquanto não há respaldo para as palmas na Bíblia, por outro lado, podemos encontrar inúmeros versículos com a palavra Amém! O significado desta palavra é: assim seja! Quando a utilizamos, demonstramos nossa concordância, nossa compreensão, nosso acompanhamento no que está sendo realizado e, até mesmo, nossa alegria. Troque as palmas pelo Amém! Você estará agradando muito mais a Deus!

Para meditar:

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria (Cl 3:5).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Bibliografia:

Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português;

Novo Testamento Interlinear Grego-Português;

Bíblia Sagrada – versão ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB);

Bíblia Sagrada – Versão NVI (Nova Versão Internacional).

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

23 Comments

  1. Olá irmão, a paz!
    Texto difícil, polêmico, mas concordo com o irmão.

  2. Fernando Renor

    Brother….Agora tô entre a cruz e a espada. Sempre aplaudi. Mas não posso negar que este estudo mexeu comigo. Será que tem problema continuar agora que sei?

    • Nelson Júnior

      Olá querido irmão! A paz do Senhor!
      Fique tranquilo. Ninguém será salvo ou condenado por aplaudir ou não. Deus quer a intenção de seu coração. Tem um irmão na minha igreja que está no coral. Ele louva marcando o louvor com palmas, movimenta o corpo, contudo, dá pra sentir verdade nele. Ele fecha os olhos e esquece de todo o resto. Aquele é o momento dele com Deus, sabe? O que o irmão precisa dicernir é aquilo que dedica glória e honra a homens. Por exemplo, esses shows gospel. Lá querem autógrafos, selfies para por no Facebook, aplaudem, gritam, choram…. tudo pelo cantor. Isso é errado e Deus não se agrada. Eu, particularmente não acompanho com palmas. Mas eu já aprendi assim e, portanto, fica mais fácil. Tenha Boas intenções no coração e louve ao Senhor do seu jeito. Se com o tempo o irmão sentir que deve mudar, mude. Fique na paz, meu irmão!

  3. Helo Carvalho

    Concordo com o estudo mas a intenção do coração é que nos faz pecar. Tanto prá quem está batendo palmas qto prá quem está recebendo Deus vê o coração do homem. Ontem o culto da EBD e o culto a noite foram Edificantes. As palmas foram uma forma de Louvar a Deus pelas maravilhas que fez e que fará por nós. Aplaudi dando Glórias a Deus. Foi a minha forma de Louva-lo. Obrigada pelo esclarecimento da palavra.

    • Nelson Júnior

      Exatamente, Helô. Postei um vídeo de 3 minutos no Facebook do Pr Paul Washer. Se você puder, veja o que ele fala quando as pessoas o aplaudem. Ele exorta na mesma hora. Eu até citei em um comentário o Davi (do coral). Ele louva com o coração. Quando bate palma por algo no louvor, está de olhos fechados, entre ele e Deus. Pouco importa pra ele se estão olhando. Ele quer cultuar a Deus. Essas ações não são externas. São internas! Ainda que utilizem as mãos, partem do coração. Enquanto isso, há aqueles que fazem dando a glória do Criador à criatura. Citei os shows gospel exatamente por este motivo. As pessoas gritam, choram, querem autógrafos, selfies…. e depois dizem que é para Cristo. Vi um vídeo de um “culto” que um famoso cantor “gospel” é praticamente ovacionado. Onde está a glória de Deus nisso, não é? Fique na paz, ótima semana.

  4. Nelson Júnior

    Cara Dagmar, talvez você não tenha entendido o contexto deste estudo. Este estudo foi abordado (e fiz questão de evidenciar isso inclusive no título), com propósito de abordar NO CULTO, DENTRO DO TEMPLO. Se vc leu as referências, pode notar que todas elas mostram que as palmas foram usadas em tom de deboche, zombaria, ira…., contudo, como vc leu o estudo, deve ter notado que estas passagens foram citadas como algo À PARTE. Depois de citar as passagens que “aprovam”, me referi a estas para evidenciar que, além das supracitadas no texto, também haviam as demais, todavia, eram utilizadas como crítica e não, como apoio (como vc mesma viu, nenhuma delas fala de algo bom)! Quanto às que falam favoravelmente, fazem com sentido universal. Toda a criação louvando a Deus, demonstrando sua glória no modo de viver. Tanto é, que manda os rios e as árvores baterem palmas! Quando vamos para o NT, Paulo manda realizarmos culto racional a Deus. Isso inclui razão, intelecto, pensamentos. Este é o sentido no grego. Ainda afirma que devemos mortificar nossos membros que estão sobre a terra. Por que ele disse isso? No arrebatamento, teremos corpos transformados e glorificados. Contudo, enquanto isso não acontece, este corpo que temos é corrupto, é pecado, morte, condenação, escárnio, pó…… Absolutamente nada que façamos com nossos corpos é agradável a Deus. Por isso tudo deve vir do nosso interior, do nosso coração. Você disse sobre dança (que foge do assunto, mas tudo bem….), me mostre onde na bíblia diz para fazermos isso no culto ou NO TEMPLO. O versículo que você citou e o que cita David (que você não citou mas me antecipo), falam que eles dançaram. Mas onde foi essa dança? Num culto de adoração (que é o contexto deste estudo)? Você mesma viu que não, não é? Afinal, ELAS SAIAM PARA DANÇAR. O contexto fala de COMEMORAÇÃO e prestar culto de adoração é bem diferente. Desde o tabernáculo e depois no templo, as regras eram extremamente rígidas quanto um culto a Deus. Agora, tudo leva em conta o propósito das palmas. Aplaudir homens é errado, pois dá glória à criatura. Aplaudir de forma ritmada é errado se você estiver com interesse de fazer coreografias corporais. Mas, se você direciona a Deus como adoração a Ele, não vejo problema. Como citei na resposta acima (sobre o rapaz que fecha os olhos), ele bate palmas sim, mas faz com o coração. Não com as mãos. As palmas dele dá pra sentir que vêm de seu interior. Há diferença na forma em que é realizada. Fique na paz!

  5. João Batista Reformado

    Amém meu irmão!
    As igrejas estão se assemelhando cada vez mais com o mundo. Isso é bíblico! Até mesmo igrejas tidas como tradicionais e que prezavam pelo estudo da Palavra estão cometendo erros que não eram cometidos antes.

    • Nelson Júnior

      Tudo bem, meu irmão?
      É verdade. Não podemos generalizar porque muitos realizam um trabalho sério em favor do Reino de Deus. Contudo, muitas realmente estão se assemelhando ao mundo e a tudo que nele há. Precisamos orar! Fique com Deus.

  6. Loyola Lafayete

    Tem igrejas que só faltam cantar a música da Xuxa: “Batendo palma e dando grito, levanta a mão passando energia”!
    Vi os comentários anteriores. Entendo que a intenção do coração é que vale. Mas existe muita falta de respeito em nosso meio também. Então, o melhor é não bater. Não podemos servir de pedra de tropeço para os irmãos. A graça e a paz.

    • Nelson Júnior

      Entendo como pensa. Muitos estão realmente indo além da adoração. Isso pode atrapalhar a outros. Fique na paz.

  7. AMIGO CADA UM TEM A SUA FÉ E A SUA MANEIRA DE ADORAR O PODEROSO,AQUILO QUE ACHAMOS FICA SÓ PRA NÓS PARA NÃO CONFUNDIR A MENTES DOS FRACOS, O VERDADEIRO EVANGELHO NÃO TRAZ CONFUSÃO,VAMOS APROVEITAR O NOSSO CONHECIMENTO TIRANDO VIDAS DA SARJETA, DO ALCOOL DAS DROGAS DAS PROSTITUIÇÃO, DIZENDO AS ESSAS ALMAS DE FORMA AMAVEL QUE SE ARREPENDAM VENHA PARA CRISTO, É ISSO QUE CRISTO ESPERA DE NÓS E NÃO CONFUNDIR MENTES PARA DEIXAR DUVIDAS. A PAZ DO SENHOR!

    • Nelson Júnior

      Não concordo irmão! Temos que pregar sim! Temos que falar com as vidas sem Cristo sim! Proclamar as boas-novas sim!!! Porém a bíblia MANDA COMBATER falsas doutrinas e falsos profetas. Se vemos algo errado e nos calamos, somos CONIVENTES COM O ERRO e participantes nele!!! Não confundi a cabeça de ninguém!! Falar o que a Bíblia diz é confusão pra você?? Pra mim é falar a Verdade!!No culto, NUNCA houve respaldo para aplausos. Paulo manda prestarmos culto RACIONAL. Manda MORTIFICAR MEMBROS. Sabe porque?? Porque na carne habita o pecado, a morte, a corrupção, o pó, o escárnio. ….. nada que venha da carne agrada ao Senhor. Por isso o racional. Para finalizar, deixo um texto que JESUS CRISTO disse. Vamos ver o que você me diz:

      “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO o Pai em ESPÍRITO e em VERDADE. São estes os ADORADORES que o Pai PROCURA. Deus é ESPÍRITO, e é necessário que os seus ADORADORES O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE ”.
      João 4:23-24.

      Veja o contexto. Leia todo o capítulo. Jesus está falando que haveriam mudanças na adoração ao Senhor e que a hora estava chegando! Seria outro tipo de adoração. Nem mesmo no templo seria mais. Se é que você quer saber, existe uma infinidade de erros graves na igreja. Se o irmão prefere o silêncio, eu prefiro falar. Foi a orientação que recebi na Palavra por meio do Espírito Santo!!!

      Nossa carne não presta culto a Deus!!! Ele quer em ESPÍRITO porque Ele é Espírito!!! Aplaudir é espírito ou carne??
      Fique na paz do Senhor!!!

    • A paz do Senhor,regra de fé em Deus é só.

  8. SEI BEM DA DOUTRINA E SÓ DE UM MINISTÉRIO BEM RÍGIDO, PORÉM O QUE EU VEJO É QUE O MUNDO ESTÁ VIVENDO UM CAOS, DE TANTA COISAS ENTRE MINISTÉRIOS E IRMÃOS,SE TU COME, CARNE NÃO CONDENE AO TEU IRMÃO QUE NÃO COME POR CAUSA DA CONSCIÊNCIA DO TEU IRMÃO..VOCÊ É UMA BENÇÃO E EU DESEJO A VOCÊ TODA SORTE DE BENÇÃO…PAZ E AMOR!

    • Nelson Júnior

      Meu irmão, exatamente por isso que o irmão citou que não sigo mais nenhuma denominação. Sou membro de uma e gosto muito de lá. Mas se for preciso falar de algo errado na minha denominação, eu falarei. Eu sou seguidor de Cristo. Este estudo está comigo há 45 dias pronto para postar faltando só alguns detalhes. Orei muito porque sabia que haveria rejeição. Mas senti no coração o direcionamento de Deus. Nas redes sociais já recebi críticas. Mas tive testemunhos maravilhosos que já valeram a pena o estudo. Jesus não agradou a todos e Ele falava da verdade, do amor…. Quem sou eu para querer agradar!! Sou o pior de todos e quero que Ele me use. Entendo o posicionamento do irmão e não o crítico. Mas acredito que Deus chame pessoas para fins específicos. Paulo era o apóstolo dos gentios, Pedro pregava aos judeus…. um era apóstolo do amor (João), outro era pura exortação (João Batista)…. Talvez aí estejam as diferenças. Fico feliz por me acompanhar. Se tiver interesse, me adicione nas redes sociais. Vamos unir esforços. Juntos somos mais fortes e um complementa o outro. Muitos precisam ouvir e nós precisamos falar. Fique na paz, querido irmão!!

  9. A paz do Senhor Jesus meu irmão eu tenho uma dúvida eu dirijo o Departamento infantil e quando vou louvar com as crianças tem louvores que pede palmas no ritimo se bato palmas durante o louvor eu estou fazendo adoração ao homem e não a Deus ?

    • Nelson Júnior

      A paz do Senhor, prezada Ceny. Primeiro, gostaria de agradecer por sua preciosa participação e dizer que louvo a Deus por você estar à frente de um ministério tão importante! Não podemos ser rígidos com as crianças. Muitas vezes é difícil de mantê-las interessadas no que é ensinado. O universo infantil pede ações deste tipo para que haja integração entra as mesmas, noção de fazer parte de um grupo, coordenação motora, ritmo, estar em sintonia com outras crianças e isso envolve desde brincadeiras até o ensino de algo (seja na igreja ou mesmo, no colégio)…. portanto, não devemos impedi-las. Contudo, com o crescimento (não somente físico, mas também intelectual), podemos começar a ensinar a verdadeira adoração que agrada ao Senhor. Assim como elas precisam adquirir certa maturidade para tomarem a decisão por Cristo e pelo batismo, também devemos aguardar esta maturidade para ensinamentos mais complexos. Você está à frente, coordenando o louvor e servindo de exemplo para elas. Sendo assim, não vejo como adoração a homens, mas sim, preocupação para que o louvor seja perfeito como adoracao a Deus. Precisamos entender que faz parte de um trabalho infantil e requer ações apropriadas para a idade. Só a sua preocupação já demonstra a boa intenção de seu coração. Fique na paz e obrigado pela visita! Deus é contigo!

  10. Patrícia Miranda

    A paz do Senhor, meus irmãos!
    Vi a pergunta sobre o ministério infantil. Não tinha pensado nisso e gostei da resposta do irmão. Enquanto é criança, existem coisas que não precisam ser ditas. Ainda estão na fase do leite espiritual e há alimentos “pesados” para a idade. Nessa fase, as atividades são bem manuais e não vejo problema também em usar palmas. Como a Bíblia diz, há tempo pra tudo. Tempo de plantar e tempo de colher. O tempo de ensinar sobre esse assunto a elas é mais pra frente. Ótimo estudo irmão. Bem coerente e referenciado. Paz seja convosco.

    • Nelson Júnior

      Olá Patrícia, tudo bem, minha irmã? Agradeço pela participação e pelo comentário! Fico feliz em ver pessoas ensinando crianças e preparando uma nova geração de adoradores de Cristo. Que bom se tivéssemos mais pessoas como a irmã, que dedicam seu tempo aos pequeninos! Mesmo quando crescerem, não se desviarão do Caminho que está sendo ensinado! Glória a Deus! Fique na paz, minha irmã!

  11. Conferi os textos citados e o irmão tem razão. Confesso que é algo que eu faço (para Deus), mas não posso negar que o irmão está correto no estudo.

    • Nelson Júnior

      Que bom irmã! Deus vê o seu coração. Não se preocupe. Eu sei que existem pessoas sinceras no louvor e adoração e que incluem palmas ao Senhor, contudo, estamos vivendo desvios grotescos e por isso eu quis evidenciar o que a Bíblia diz. Agradeço pela participação!

Deixe um comentário