Ouvir pela Palavra de Deus: Qual o significado?

Ouvir pela Palavra: Qual o significado?

No capítulo 10 da carta aos Romanos, Paulo fala a respeito de um povo rebelde (os israelitas), que procuravam a justificação por meio da lei, sendo que a justiça, acabou ficando fora de alcance (Rm 9:31). Todavia, em Cristo, a justiça se dá por intermédio da fé. Dentro deste cenário, vamos verificar o termo: “Ouvir pela Palavra de Deus”!

Para entendermos Rm 10:17 dentro do contexto, precisamos ler a partir do vs.16:

  • Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo. Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com gente insensata vos provocarei à ira. E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente (Rm 10:16-21).

Conforme vemos no texto, nem todas as pessoas reagem da mesma forma ao Evangelho e, sendo assim, mesmo que o Criador tenha oferecido um único meio de salvação, não serão todos salvos!

Qual o significado de “Ouvir pela Palavra de Deus”?

Apesar de Rm 10:17 ser citado amplamente por inúmeros homens e mulheres de Deus, poucos conhecem o verdadeiro significado desta passagem e, para um entendimento correto, precisamos verificar o significado no original:

  • Ouvir (Akoe – grego) – No original, a palavra “akoe” traz o sentido de entender, compreender a mensagem por meio da pregação expositiva do Evangelho.

Paulo quer dizer que, a fé é originada em nosso coração por meio da compreensão do Evangelho (ouvir) e, esta compreensão (ouvir), ocorre por meio da Palavra de Deus. Ele não está afirmando meramente o ato de “escutar”. O “ouvir” (mencionado neste contexto) não é do homem, mas sim, de Deus! Não é por mérito próprio, mas do Espírito Santo que nos convence! Todo o nosso conhecimento e compreensão das Escrituras, vêm do Senhor! Sendo assim, de modo resumido, a fé que surge pelo ouvir, é gerada pela Palavra de Deus!

Para meditar:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

12 Comments

  1. Sergio Medalha

    Sempre achei que fosse só escutar. Agora entendi o sentido. Obrigado pelos estudos.

    • Nelson Júnior

      Amém, prezado Sergio! Não há o que agradecer! Conte comigo no que eu puder ajudar. Fique com Deus e obrigado por participar.

  2. Pura verdade!

  3. Que maravilhaaaaaa! 🙂

  4. Amém, irmão Nelson, sendo assim devemos estar sempre no auxilio do Esprito Santo, para nós dar compreensão da palavra de Deus.

    • Nelson Júnior

      É verdade, meu irmão Josias! Ele que nos dará a compreensão! Fique com Deus, meu irmão! A paz do Senhor!

  5. Há e que Deus continue te usando para nós trazer estas palavras.

    • Nelson Júnior

      Amém, meu irmão!! Agradeço de coração por sua participação! É uma honra tê-lo como irmão em Cristo e contar com sua atenção na leitura dos estudos. Graça e Paz, meu irmão!

  6. Fátima Gonçalez

    Portal Pela Fé, estou acompanhando seus estudos e tem me ajudado demais.

    • Nelson Júnior

      Que bom, prezada Fátima!! Fico feliz que esteja sendo útil para seu crescimento espiritual. Caso tenha dúvidas, conte comigo! Fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *