Navio e pecado: Qual a relação entre ambos?

Navio e pecado: Qual a relação entre ambos?

Será que existe alguma semelhança entre o navio e o ser humano? Podemos relacionar a vida com a navegação, ou o pecado com o oceano? Vamos meditar um pouco?

Entendendo a relação:

Um navio não é criado para ficar atracado no porto. Todo recurso investido em sua formação deve ser aplicado para o propósito em que foi idealizado (transporte de pessoas, materiais, equipamentos, alimentos, etc.) quebrando a limitação que o oceano nos impõe! Da mesma maneira, o ser humano não nasceu para viver como espectador de sua própria existência. Fomos criados por Deus para servi-lo, adorá-lo e, por meio da proclamação do Evangelho a toda criatura, podemos também evidenciar o real motivo da nossa existência! Devemos quebrar limitações e utilizar todos os recursos disponíveis para transmitir a verdade!

Quando está no oceano, o navio (com toda sua imponência) parece ser pequeno, quase imperceptível. Porém, nem mesmo toda a imensidão do mar será suficiente para fazê-lo afundar. Isso só ocorrerá, caso permita que a água entre em seu interior, causando sua destruição. Igualmente o homem, parece ser autossuficiente, independente, forte; contudo, quando comparado com o pecado (que penetrou em toda a face da Terra), se torna quase insignificante. Todavia, nenhuma influência teria em sua vida se não permitisse que o mesmo invadisse seu interior, causando sua própria destruição!

O que é primordial, tanto para o navio, quanto para o cristão?

Já parou para pensar por que navegar é preciso? Como aplicar essa questão à vida do cristão?

Somente quando se distancia no horizonte e se torna cada vez “menor” que um navio fica entregue ao controle de seu capitão. Essa é uma realidade na vida do cristão também! O “IDE” de Jesus tem este propósito de nos colocarmos debaixo de seus cuidados, sair da zona de conforto, reconhecer que somos pequenos e, quanto mais longe formos, mais dependentes dEle seremos! Não é ancorados na suposta “segurança” do cais que estaremos sujeitos à vontade do Criador, nem cumpriremos nosso propósito missionário!

Assim como o navio tem o leme que controla sua direção, o cristão tem a Palavra de Deus, que ilumina seu caminho. Quanto ao Capitão, nós temos o que comanda tudo que existe no universo! Este Capitão não abandona o “navio”, acalma a tempestade e, se for preciso, nos fará andar por sobre as águas! Este Capitão é Jesus Cristo! O Autor de todas as coisas! O único que pode nos salvar!

Caro amigo leitor: Ao meditar no estudo acima, você pode notar a importância de estar debaixo dos cuidados de Cristo! Se este estudo tocou em seu coração, permita-me amorosamente dizer-lhe que estamos vivendo os últimos dias da história da humanidade. Todas as profecias bíblicas se cumprem a cada dia e o fim está próximo. Salvação só temos em Jesus, pois Ele deu sua própria vida em favor dos meus e dos seus pecados! Arrependa-se! Somente por meio dEle podemos ser salvos (Jo 3:17).

Para meditar:

Os homens ficaram perplexos e perguntaram: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mt 8:27).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Ótima comparação, explica de forma muito simples verdades absolutas sobre quem somos e para que viemos. Fique na Paz do Senhor e que Ele continue te usando!!

    • Nelson Júnior

      Amém maninha! Assim como o navio só afunda se a água entrar em seu interior, assim é o homem. Só “afundará” se permitir que o pecado entre em sua vida. Devemos nos colocar nas mãos do Capitão (Jesus Cristo).

  2. Glauber Mor Aziz

    Paz amado todos.
    Eu ficar contento texto este. Precisar disso meu vida.

    • Nelson Júnior

      Amém, meu irmão! Fico feliz por contribuir de alguma forma. Conte comigo no que precisar. Fique com Deus.

  3. Helo Carvalho

    Amém. Com Cristo no comando nossas vidas serão conduzidas mesmo no meio da tribulação. Nosso comandante é Jesus Cristo, aquele que nos leva ao porto seguro.

    • Nelson Júnior

      É verdade Helô!! Ele é nosso porto seguro, blinda nosso ser e nos faz “navegar” em águas tranquilas, mesmo que o mundo todo esteja enfrentando tempestades! Bjssss

  4. Linda comparação!
    Aleluia!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *