Mortos: Estão dormindo ou conscientes?

Mortos: Estão dormindo ou conscientes?

Todo ser humano, seja crente ou incrédulo, está sujeito à morte. Este é o salário do pecado e herdamos de Adão e Eva. Embora o cristão tenha certeza de sua salvação em Cristo Jesus, para muitos, ainda existem dúvidas quanto ao nosso destino, logo após a morte. Afinal, os mortos estão dormindo ou conscientes?

Como fomos criados?

  • E formou O Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (Gn 2:7).

Note que, somente após o fôlego da vida, o homem se tornou alma vivente. Deus possui uma relação especial conosco e é nossa fonte suprema de vida.

Agora, veja estes versículos:

  • No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste formado, porquanto és pó e em pó te tornarás (Gn 3:19);
  • E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec 12:7).

Desta forma, entendemos que nosso corpo (formado do pó da terra) deve retornar à ela após a morte. Contudo, nosso espírito, deve voltar ao Senhor que nos deu. Mas, qual o motivo desta separação?

É importante dizer que, Deus nunca quis que o ser humano morresse, mas vivesse para sempre (Gn 2:16,17; 3:22-24). Após o pecado, a morte entrou no mundo e a separação entre pó (corpo) e espírito passou a ocorrer como resultado do juízo Divino. Este juízo será retirado na ressurreição do corpo para todas as ovelhas (cristãos) que responderem ao chamado do Pastor (Cristo) em vida. Os tais já estarão na presença do Senhor (em espírito) logo após a morte. Porém, a ressurreição do corpo ainda será necessária para que possamos ter um corpo incorruptível e livre do pecado.

Os mortos em Cristo estarão conscientes na presença do Senhor após a morte:

  • No monte da transfiguração apareceram Moisés e Elias com Jesus. Elias não morreu, porém Moisés morreu e teve seu corpo sepultado pelo próprio Deus (Dt 34:5-7). Como ele poderia ter aparecido se os mortos ficassem inconscientes?
  • Paulo diz que preferia deixar o corpo e habitar com o Senhor. Como seria possível se ele estivesse “dormindo”? (2Co 5:8);
  • No momento da morte, os salvos são conduzidos à presença de Cristo (Fp 1:23) e permanecem em plena consciência (Lc 16:19-31);
  • Jesus disse ao ladrão na cruz, que reconheceu Sua Divindade: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23:43);
  • Estevão, quando estava prestes a morrer apedrejado, viu os céus se abrirem e Jesus à direita de Deus. Então ele pede que Jesus receba o seu espírito e morre (At 7:55,56,59);
  • Quando o quinto selo é aberto (Ap 6:9,10), debaixo do altar, João vê as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: “Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra”? Observe que esses mortos citados estavam clamando a Deus por justiça, pois foram mortos por perseguição religiosa. Como alguém que está dormindo (e, portanto, inconsciente) pode clamar a Deus?

Como vemos, o homem se separou de Deus. Contudo, Ele permanece de braços abertos, pronto para nos receber. Aqueles que ouvem o chamado do Senhor não ficarão dormindo, pois estarão em Sua presença!

Para meditar:

Não temas; Eu Sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap 1:17,18).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. A morte é um assunto polêmico. Muitas teorias existem sobre o tema, mas essa dispertou minha curiosidade.
    Paz.

  2. Eliane Melazzi

    Meu caro:

    Aproveitei para ler este também e achei fantástico!
    Você tirou um peso que tinha em minha mente!!!
    Se tiver mais estudos, me avise.
    Cadastre meu e-mail.
    até mais…

  3. Prezados leitores:

    Agradeço pelos comentários, pela visita em meu blog e, principalmente, pelo interesse em pesquisar sobre estes temas.
    No que eu puder ajudar, contem comigo, ok?
    Irei cadastrar todos os e-mails daqueles que solicitarem.

    Um grande abraço a todos!!!

  4. Querido Nelson:

    Depois de ler este complemento, vejo com muito mais clareza este assunto.
    Gostei muito. Fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *