Mérito: O que você precisa saber?

Mérito - O que você precisa saber

Nada do que o homem venha a fazer poderá levá-lo ao céu! O mérito não está em nossas ações e não podemos mudar aquilo que foi determinado pelo Criador. Se isso fosse possível, a salvação seria por obras, quando as Escrituras garantem ser exclusivamente pela graça!

Com base nesta introdução, alguns poderão perguntar: “Então, podemos pecar tranquilos, já que somos salvos pelo que Cristo fez por nós?”

Vale ressaltar que, não existe ninguém neste mundo que não peque! Todos somos pecadores! Contudo, o verdadeiro cristão não sente prazer em pecar! Ele tenta combater o pecado que habita em sua carne, porém, não para ser salvo, mas sim, porque é salvo! Quem é nascido de Deus, não se dedica à prática do pecado!

Somente por meio do sacrifício feito na cruz que nossos pecados são pagos e a graça de Deus nos concede a salvação. Cristo morreu pelos pecados que eu cometi, por aqueles que cometo e também, por aqueles que ainda irei cometer! Todos foram pagos na cruz! Teria então, algum mérito o ser humano?

Quando o Senhor nos chamou, Ele o fez de acordo com Seus propósitos, conhecendo toda a nossa existência! Não existe nada que façamos que possa surpreendê-Lo!

  • E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou (Rm 8:28-30).

Muitos em nosso meio alegam ser possível perder a salvação, dependendo do pecado cometido. Será que existe algum pecado que seja maior do que o sacrifício de Jesus? Será que Ele só pagou por alguns pecados que cometi, deixando outros piores de fora de Sua expiação? Será que o Senhor me chamou sem conhecimento de todos os meus atos neste mundo e agora precisaria voltar atrás de Sua decisão? Será que alguém poderia ser retirado das mãos do Senhor?

  • Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1:6);
  • As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um (Jo 10:27-30).

Mesmo com as informações acima, talvez alguns ainda questionem sobre o mérito:

1 – Mas o homem precisa querer!

  • Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Fp 2.13).

2 – O homem precisa ter fé!

  • Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus“. (Ef 2.8).

3 – O homem precisa se arrepender!

  • Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos (2Tm 2:25,26);
  • E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida (At 11.18).

Seria muita arrogância minha acreditar que eu aceitei a Cristo! Foi Ele quem me aceitou! O escolhido fui eu, não Ele! Portanto, o mérito é dEle, não meu! Se não fosse pela vontade do Senhor, nada do que eu fizesse seria suficiente, pois eu estava morto em meus delitos e pecados.

  • E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados (Ef 2:1);
  • E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas (Cl 2:13).

Para meditar:

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis (Ap 17:14).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Glória a Deus! Amei o estudo, irmão.

    • Nelson Júnior

      Amém, irmã! Obrigado pela participação. Se a irmã gostou, ajude a divulgar. Compartilhe com seus amigos. Fique com Deus.

  2. Como sempre, muito esclarecedor. Paz.

    • Nelson Júnior

      Amém, irmã! Glória a Deus que nos orienta e nos capacita para o trabalho, não é? Sem Ele, não seríamos nada. Graça e paz.

  3. Onório Aderbal

    Vixi agora vi que num insinaram direito. No testo tá muito claro e agora eu intendi. Obrigado Portal da fé.

    • Nelson Júnior

      Olá, prezado Onório!!! Quero agradecer por sua participação e pelo tempo dedicado na leitura do estudo. Fico feliz que tenha contribuído para seu entendimento. No que eu puder lhe ajudar, conte comigo! Se houver algo que o senhor não entenda, escreva na aba “fale conosco” e eu terei o maior prazer em lhe ajudar. Fique com Deus.

Deixe um comentário