Liberdade por meio da verdade! Entenda como!

Liberdade por meio da verdade! Entenda como!

Todo cristão, em algum momento de sua caminhada na fé, já ouviu falar ou leu a respeito de João 8:32, onde afirma a liberdade por meio da Verdade:

  • E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32).

Quanto ao significado destas palavras, acredito que não há dúvidas na mente das pessoas. Trata-se de uma afirmação onde, a Verdade, em oposição à uma vida baseada em mentiras, é o caminho para a liberdade pessoal. Contudo, você já parou para analisar o contexto em que Jesus disse isso? Vamos verificar?

Qual a condição para a liberdade?

  • Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse. Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo. Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo 8:25-36).

Jesus estava falando com os judeus e a Bíblia revela que muitos creram nEle (Jo 8:30). Porém, estavam encontrando dificuldades para aceitar a mensagem de libertação, por entenderem não haver necessidade de uma nova aliança, já que eram descendência de Abraão e julgavam não terem servido a ninguém (Jo 8:33). Então, Jesus explica que eles eram escravos do pecado e que Ele veio para lhes dar a liberdade.

A chave para este contexto, está em João 8:31:

  • Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos (Jo 8:31).

Jesus afirmou que, permanecendo na Palavra, nos tornamos verdadeiros discípulos dEle e esta é a forma de sermos libertos da escravidão do pecado! Seguir a Verdade significa manter-se nos ensinamentos de Cristo. Portanto, na verdade, este versículo revela como Jesus tem o poder de abrir o caminho entre o homem e Deus: por meio da Palavra!

Caro amigo leitor: Jesus é o único que pode lhe libertar da escravidão do pecado! O único que pode lhe salvar! Ele é o Caminho, a Verdade e a própria Vida! Não há nenhum outro meio de chegar ao Pai, se não for por intermédio dEle (Jo 14:6)! Hoje Ele quer lhe salvar! Ouça a voz do Senhor!

Para meditar:

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo 8:36).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

12 Comments

  1. Noêmia Munhoz Caminha

    Como sempre, muito bom estudo.

  2. Romoaldo Romão

    Pastor, que bênção este artigo. Glória a Deus.

    • Nelson Júnior

      Olá irmão, a paz do Senhor! Agradeço por sua participação! Seus comentários são muito importantes! Queria dizer que não sou pastor. Sou apenas um seguidor de Cristo que procura divulgar a Palavra. Conte comigo sempre que precisar. Fique com Deus.

  3. Fernanda souza

    Nelson Júnior, qual a tua orientação bíblica sobre a santa ceia! Uns tomam por semana outros por mês outros por Ano qual o correto irmão! A paz.

    • Nelson Júnior

      Olá, minha irmã! A paz! Alguns acreditam que a ceia deve ser anual, pois é um memorial ao sacrifício de Jesus e, para nós cristãos, substitui a Páscoa. Sendo assim, seria anual. Porém, a Bíblia não menciona nenhuma periodicidade para a celebração. As únicas recomendações de Jesus, foram para fazermos em Sua memória e até que Ele volte. Eu celebro mensalmente a ceia, mas fique tranquila para fazer conforme sua orientação. Apenas lembre do real significado desta celebração, pois é isso que o Senhor deseja que façamos. Fique com Deus, minha irmã!

  4. Realmente, só pregam um versículo e nunca falam de todo conteúdo.

    • Nelson Júnior

      É verdade, minha irmã! Por isso existe tanta heresia sendo pregada. Neste caso do texto, não influencia no entendimento, mas, quando aplicado dentro do contexto, tudo fica ainda mais claro, pois evidencia que devemos permanecer na Palavra. Muitos não leem a Bíblia, não conhecem a vontade do Senhor e se dizem seguidores de Cristo. Infelizmente é uma realidade. Fique com Deus e obrigado por participar!

      • Parabéns Nelson! A coisa parece simples mas não é. Tenho conversado com pessoas de outras religiões, principalmente espíritas e todos citam este versículo para defender suas próprias verdades. Ignoram completamente QUEM e sobre o QUE está falando. Para mim é difícil de entender… Tem pessoas hoje exatamente como aquele grupo de judeus que são completamente IMUNES à Palavra de Deus. Não se trata de saber mais ou saber menos, é algo no espírito. Existem muitas doutrinas estranhas no mundo e outras sendo criadas agora mesmo. Nessas vozes acreditarão. É a triste realidade.

        • Nelson Júnior

          Amém, meu irmão!! Comentário perfeito! Concordo plenamente! Infelizmente, a cada dia surge uma heresia nova e muitos são enganados por não conhecerem as Escrituras. Agradeço por sua importante participação, meu irmão! Fique com Deus.

  5. Socorro Borges

    Boa tarde irmão, somente Jesus é a verdade que liberta o homem,não existe dúvidas em meu coração só pode nos fazer vencer, pecados, vícios, paixões,somente a palavra só a graça e a fé. Continuemos perseverando em um mundo perverso e cheio de armadilhas para os cristãos. Esse é o nosso tempo em que Deus nos preciona a falarmos que salvação somente em seu filho Jesus Cristo.

    • Nelson Júnior

      Amém!!! Concordo plenamente com seu comentário, minha irmã! Salvação somente em Cristo e precisamos proclamar esta verdade aos que estão perdidos. Agradeço por sua preciosa participação! Fique com Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *