Jesus: Nosso exemplo de cidadão!

Jesus: Nosso exemplo de cidadão!

Será que Jesus exerceu Sua cidadania, enquanto homem? Que informações a Bíblia nos dá sobre isso? Vamos meditar um pouco?

O que Jesus demonstrou a todos nós?

O modelo deixado para a vida cristã é Jesus! Durante o tempo em que viveu como homem, esteve sempre envolvido com o problema do próximo. Jamais foi demonstrado por Cristo, um comportamento egoísta ou individualista como hoje é demonstrado amplamente na sociedade (incluindo muitos “cristãos”)!

A vida terrena do nosso Senhor foi marcada pelo social. Viveu sempre envolvido e preocupado com as aflições das pessoas! Segundo Ele mesmo nos disse, o Filho de Deus veio, para evangelizar os pobres, proclamar libertação aos cativos, restaurar a vista à toda cegueira, libertar os oprimidos e anunciar um novo tempo da graça de Deus (Lc 4:18,19).

Desde cedo, enfrentou grandes dificuldades! Sua infância já começa a ser narrada com o exílio e a necessidade de se esconder, devido a perseguição ordenada pelo rei Herodes, com intuito de tentar matá-Lo (Mt 2:12-23).

Dentro do conceito de cidadania (onde há o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país), podemos afirmar que Jesus foi cidadão e, como tal, não fugiu de Suas responsabilidades, servindo de exemplo para todo cristão!

Veja alguns exemplos da cidadania de Cristo:

  • Ele pagou seus impostos (Mt 17.24-27);
  • Criticou uma justiça lenta e insensível com os problemas sociais (Lucas 13.31-33) incluindo em Sua crítica, a própria sociedade que amava (Lc 13.34-35);
  • Defendeu justiça para todos e não somente para os humildes e oprimidos (Jo 8.2-11);
  • Protestou contra o que estava errado (por diversas vezes), mesmo que seu protesto fosse contra alguma autoridade. Exemplos: contra o comércio realizado no Templo (Mt 21:12); contra autoridades do povo judeu (fariseus e mestres da lei), chamando-os de hipócritas, serpentes, raça de víboras (Mt 23:29-33); estando frente à frente com Pôncio Pilatos, afirmou que a autoridade que o mesmo afirmava possuir, do alto lhe fora dada (Jo 19:11), evidenciando não ser mérito próprio!

Jesus é o exemplo de que, nossa vida deve ser desenvolvida no plano espiritual (como cristão) e também no físico (como cidadão)! Assim como Ele se importou com o próximo, se envolveu em causas sociais, sempre relacionando suas ações ao amor supremo do Pai, igualmente devemos fazer!

Sabemos que nossas ações isoladas não mudarão o mundo, mas certamente será agente transformador de vidas para honra e glória do Senhor. O exemplo de cidadania foi dado por Cristo para que todo cristão o siga!

Por meio de nossos gestos em favor do próximo, demonstraremos que Cristo vive em nós. Seja na vida de um indivíduo, ou na vida de uma nação, todo cristão deve dar sua contribuição! Jesus nunca se omitiu! Sempre se posicionou em qualquer situação! Siga o exemplo do Mestre!

Para meditar:

Sua contribuição como cidadão de um país não lhe trará algum tipo de mérito para salvação, pois o ÚNICO que pode lhe salvar é Jesus Cristo, que entregou Sua própria vida pelos nossos pecados. Salvação é um presente de Deus e não vem de obras para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9). Contudo, este gesto de cidadania será uma demonstração de amor ao próximo e preocupação com os rumos de sua nação.

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Rodrigo Malta Guimarães

    Eis o grande exemplo!

  2. Silvia Condor

    Aleluia, aleluia, aleluia…

  3. O único e verdadeiro exemplo.

Deixe um comentário