Jesus chorou! Você sabe o motivo?

Jesus chorou! Você sabe o motivo?Por que será que Jesus chorou com a morte de Lázaro? Se Ele sabia que tal enfermidade não era para morte, mas para a glória de Deus e para que o Filho fosse glorificado por ela (Jo 11:4), por qual motivo Ele chorou? Vamos verificar?

Toda a explicação deste estudo será baseada unicamente no Evangelho de João, capítulo 11.

A Bíblia relata que Jesus partiu somente dois dias após ter recebido a notícia da enfermidade de seu amigo Lázaro. Em Jo 11:14, diz claramente que Ele saiu quando já havia ocorrido sua morte e, devido a distância entre Jerusalém e Betânia, quando lá chegou, havia quatro dias que Lázaro estava na sepultura (vs.17), inclusive, cheirando mal (vs.19). A ansiedade de Marta era tanta que, antes mesmo de Jesus chegar à aldeia, ela foi ao Seu encontro. O mesmo aconteceu com Maria um pouco depois de ser avisada por sua irmã e, neste cenário, encontramos a explicação para Jesus ter chorado!

Muitos líderes religiosos afirmam que Jesus chorou porque amava Lázaro, Marta e Maria, contudo, vemos que Ele sabia de sua morte e sabia que o ressuscitaria! Por que ficaria triste sabendo que em alguns instantes, seu amigo estaria de volta?! Certamente este não é o motivo correto! O que fez Jesus chorar foi a falta de fé das pessoas!

Vejamos alguns exemplos dentro do texto:

  • Marta diz ao Senhor que, se Ele lá estivesse, seu irmão não teria morrido (Jo 11:21); Então, Jesus lhe diz que Lázaro iria ressuscitar. Porém, Marta não acreditou que seria naquele momento, pensando que Jesus se referia à ressurreição do último dia (vs.24);
  • Jesus afirma que Ele é a ressurreição e a vida; que todo aquele que nEle crê, ainda que esteja morto viverá (vs.25); Contudo, Marta novamente diz crer que Ele é o Cristo que havia de vir (não tendo fé que pudesse ser naquele exato momento) e sai para chamar sua irmã (vs.27,28);
  • Maria, chegando até Cristo, repete as mesmas palavras da irmã (vs.32), dizendo que, se Ele ali estivesse, isso não teria ocorrido. Todavia, não teve fé para entender que o Senhor poderia reverter aquela situação;
  • No momento seguinte (vs.31-33), Jesus observa que todos estavam muito aflitos e chorando (além de Marta e Maria, também os judeus). Nenhum deles creu que aquela sentença poderia ser anulada!

Devido a demonstração generalizada de incredulidade, chegando ao local onde puseram Lázaro, Jesus chorou e novos comentários incrédulos surgiram:

  • E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? (vs.37);
  • Jesus, o Filho de Deus, manda tirar a pedra e, ao invés de acatarem prontamente, Marta ainda avisa que o defunto cheirava mal por estar ali há quatro dias (vs.39).

Então, o Senhor afirma na presença de todos:

  • Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (Jo 11:40).

Note que, até a oração que Jesus faz (vs.42), foi para que cressem (devido tamanha falta de fé de todos os presentes)! Afinal, Ele sabia que o Pai sempre O ouvia! Após a ressurreição visível de Lázaro, a Bíblia relata que muitos creram no Senhor (vs.45).

Para meditar:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (Jo 11:25,26).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

 

Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Glecy Rodrigues Morel

    Pra mim é sembênção pois estudo assim acrescenta mais a nossa fé que Nosso Deus continue a abençoando cada vez mais o querido irmão pra mim é de muito proveito AMEM. Ji VG

    • Nelson Júnior

      Olá prezada irmã Glecy! A paz do Senhor!
      Quero agradecer pelo carinho e pela atenção que a irmã dedica a este trabalho!
      É uma honra tê-la participando e contribuindo com seus comentários.
      Que Deus continue abençoando grandemente a irmã e todos os seus familiares.
      Fique com Deus!

  2. Armando Amadeu

    Isso foi novidade pra mim. Sempre ouvi que era pra mostrar que não tem problema chorar por quem morreu.

    • Nelson Júnior

      Pois é, meu irmão! As pessoas sempre relacionam com o acontecimento (a morte de Lázaro). Porém, se Jesus sabia que aquela morte era para a glória de Deus e para glorificar o Filho, não havia motivos para tristeza (neste sentido). Na verdade, Ele chorou para demonstrar a tristeza com a incredulidade de pessoas que sabiam quem Ele era e o que Ele era capaz de fazer. Porém, não tiveram fé. Fique com Deus, meu irmão!

  3. Esse é nosso maior galardão. A vida Eterna!!

  4. Maiara Miranda

    Muito bom, irmão!

Deixe um comentário