Jesus chorou! Você sabe o motivo?

Jesus chorou! Você sabe o motivo?

Por que será que Jesus chorou com a morte de Lázaro? Se Ele sabia que tal enfermidade não era para morte, mas para a glória de Deus e para que o Filho fosse glorificado por ela (Jo 11:4), por qual motivo Ele chorou? Vamos verificar?

Toda a explicação deste estudo será baseada unicamente no Evangelho de João, capítulo 11.

A Bíblia relata que Jesus partiu somente dois dias após ter recebido a notícia da enfermidade de seu amigo Lázaro. Em Jo 11:14, diz claramente que Ele saiu quando já havia ocorrido sua morte e, devido a distância entre Jerusalém e Betânia, quando lá chegou, havia quatro dias que Lázaro estava na sepultura (vs.17), inclusive, cheirando mal (vs.19). A ansiedade de Marta era tanta que, antes mesmo de Jesus chegar à aldeia, ela foi ao Seu encontro. O mesmo aconteceu com Maria um pouco depois de ser avisada por sua irmã e, neste cenário, encontramos a explicação para Jesus ter chorado!

Muitos líderes religiosos afirmam que Jesus chorou porque amava Lázaro, Marta e Maria, contudo, vemos que Ele sabia de sua morte e sabia que o ressuscitaria! Por que ficaria triste sabendo que em alguns instantes, seu amigo estaria de volta?! Certamente este não é o motivo correto! O que fez Jesus chorar foi a falta de fé das pessoas!

Vejamos alguns exemplos dentro do texto:

  • Marta diz ao Senhor que, se Ele lá estivesse, seu irmão não teria morrido (Jo 11:21); Então, Jesus lhe diz que Lázaro iria ressuscitar. Porém, Marta não acreditou que seria naquele momento, pensando que Jesus se referia à ressurreição do último dia (vs.24);
  • Jesus afirma que Ele é a ressurreição e a vida; que todo aquele que nEle crê, ainda que esteja morto viverá (vs.25); Contudo, Marta novamente diz crer que Ele é o Cristo que havia de vir (não tendo fé que pudesse ser naquele exato momento) e sai para chamar sua irmã (vs.27,28);
  • Maria, chegando até Cristo, repete as mesmas palavras da irmã (vs.32), dizendo que, se Ele ali estivesse, isso não teria ocorrido. Todavia, não teve fé para entender que o Senhor poderia reverter aquela situação;
  • No momento seguinte (vs.31-33), Jesus observa que todos estavam muito aflitos e chorando (além de Marta e Maria, também os judeus). Nenhum deles creu que aquela sentença poderia ser anulada!

Devido a demonstração generalizada de incredulidade, chegando ao local onde puseram Lázaro, Jesus chorou e novos comentários incrédulos surgiram:

  • E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? (vs.37);
  • Jesus, o Filho de Deus, manda tirar a pedra e, ao invés de acatarem prontamente, Marta ainda avisa que o defunto cheirava mal por estar ali há quatro dias (vs.39).

Então, o Senhor afirma na presença de todos:

  • Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (Jo 11:40).

Note que, até a oração que Jesus faz (vs.42), foi para que cressem (devido tamanha falta de fé de todos os presentes)! Afinal, Ele sabia que o Pai sempre O ouvia! Após a ressurreição visível de Lázaro, a Bíblia relata que muitos creram no Senhor (vs.45).

Para meditar:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (Jo 11:25,26).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

 

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Glecy Rodrigues Morel

    Pra mim é sembênção pois estudo assim acrescenta mais a nossa fé que Nosso Deus continue a abençoando cada vez mais o querido irmão pra mim é de muito proveito AMEM. Ji VG

    • Nelson Júnior

      Olá prezada irmã Glecy! A paz do Senhor!
      Quero agradecer pelo carinho e pela atenção que a irmã dedica a este trabalho!
      É uma honra tê-la participando e contribuindo com seus comentários.
      Que Deus continue abençoando grandemente a irmã e todos os seus familiares.
      Fique com Deus!

  2. Armando Amadeu

    Isso foi novidade pra mim. Sempre ouvi que era pra mostrar que não tem problema chorar por quem morreu.

    • Nelson Júnior

      Pois é, meu irmão! As pessoas sempre relacionam com o acontecimento (a morte de Lázaro). Porém, se Jesus sabia que aquela morte era para a glória de Deus e para glorificar o Filho, não havia motivos para tristeza (neste sentido). Na verdade, Ele chorou para demonstrar a tristeza com a incredulidade de pessoas que sabiam quem Ele era e o que Ele era capaz de fazer. Porém, não tiveram fé. Fique com Deus, meu irmão!

  3. Esse é nosso maior galardão. A vida Eterna!!

  4. Maiara Miranda

    Muito bom, irmão!

  5. Amém,obrigado pelas informações ficou claro evidentemente que realmente faltou fe naquele momento como muitas vezes nos falta em algumas situações,precisamos nos examinarmos diante do Deus vivo. Amém!!!

    • Nelson Júnior

      Amém, meu irmão! É verdade! Agradeço por sua participação! Excelente semana pra ti e para sua família. Graça e paz.

Deixe um comentário