Herdeiros: Quem são e onde estão?

Herdeiros de AbraãoA bíblia relata no capítulo 14 do livro de Gênesis, uma grande batalha onde Abraão fez poderosos inimigos. Certamente ele andava preocupado, pois ainda não tinha sido cumprida a promessa que o Senhor havia feito sobre o seu herdeiro. Dentro deste contexto, inicia-se o capítulo 15, exatamente com esta preocupação, afinal, onde estariam os herdeiros de Abraão? Veja a comparação:

  • Todos somos herdeiros de Adão e herdamos o pecado original. Carregamos a mesma culpa desde que nascemos;
  • Cristo também nos tornou herdeiros. Toda Sua conquista alcança a todos que creem no sacrifício feito na cruz, como sendo também em seu favor.

Nos exemplos acima, vemos os herdeiros definidos, tanto para herdar o pecado cometido em Adão, quanto para herdar a salvação em Cristo Jesus. A grande dúvida de Abraão era exatamente esta: “Quem será meu herdeiro”?

Sendo Abraão de idade avançada e sua esposa estéril (além das batalhas enfrentadas); andava apreensivo quanto ao cumprimento da promessa do Senhor. Veja agora, o vs.1:

  • Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn 15:1).

Note que o versículo afirma que a Palavra do Senhor veio em visão a Abrão (seu nome ainda não havia mudado). Quem é descrito como a Palavra nas Escrituras Sagradas?

  • No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1:1);
  • E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1:14);
  • O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (1Jo 1:1);
  • E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus (Ap 19:13).

Então, no vs.6, vemos um grande exemplo de salvação pela fé, descrito nas Escrituras:

  • E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça (Gn 15:6).

Este versículo é tão importante que é repetido em Rm 4:3; Gl 3:6; Tg 2:23. Todos nós somos salvos pela fé em Cristo e estamos seguindo o mesmo padrão do Patriarca:

  • Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão (Gl 3:6,7).

Ter fé é crer na inconfundível Palavra de Deus, mesmo quando as evidências são contrárias. Foi isso que Abraão fez quando saiu da tenda e olhou para as estrelas, como o Senhor ordenou (Gn 15:5). Durante sua caminhada, Abraão recebeu muito mais do que respostas do Criador. O próprio Evangelho foi apresentado primeiramente a ele:

  • Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti (Gl 3:8).

Além da confirmação da promessa, também lhe foi revelado que, dentre a sua descendência, sairia o Salvador da humanidade.

  • Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se (Jo 8:56).

Em Hebreus 11, o autor cita exemplos de fé! Neste mesmo capítulo, o Patriarca também é mencionado! Nós somos salvos pela graça, por meio da fé (Ef 2:8). Nada do que façamos servirá de mérito, pois não vem de obras para que ninguém se glorie (Ef 2:9).

Para meditar:

  • Salvação não é alcançada através das obras (Rm 4:1-8);
  • Salvação não é alcançada através da circuncisão (Rm 4:9-12);
  • Salvação não é alcançada através da Lei (Rm 4:13-16).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Bem esclarecedor.

  2. Muito bom. Aprendi bastante.

Deixe um comentário