Herdeiros: Quem são e onde estão?

Herdeiros de Abraão

A bíblia relata no capítulo 14 do livro de Gênesis, uma grande batalha onde Abraão fez poderosos inimigos. Certamente ele andava preocupado, pois ainda não tinha sido cumprida a promessa que o Senhor havia feito sobre o seu herdeiro. Dentro deste contexto, inicia-se o capítulo 15, exatamente com esta preocupação, afinal, onde estariam os herdeiros de Abraão? Veja a comparação:

  • Todos somos herdeiros de Adão e herdamos o pecado original. Carregamos a mesma culpa desde que nascemos;
  • Cristo também nos tornou herdeiros. Toda Sua conquista alcança a todos que creem no sacrifício feito na cruz, como sendo também em seu favor.

Nos exemplos acima, vemos os herdeiros definidos, tanto para herdar o pecado cometido em Adão, quanto para herdar a salvação em Cristo Jesus. A grande dúvida de Abraão era exatamente esta: “Quem será meu herdeiro”?

Sendo Abraão de idade avançada e sua esposa estéril (além das batalhas enfrentadas); andava apreensivo quanto ao cumprimento da promessa do Senhor. Veja agora, o vs.1:

  • Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão (Gn 15:1).

Note que o versículo afirma que a Palavra do Senhor veio em visão a Abrão (seu nome ainda não havia mudado). Quem é descrito como a Palavra nas Escrituras Sagradas?

  • No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1:1);
  • E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1:14);
  • O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (1Jo 1:1);
  • E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus (Ap 19:13).

Então, no vs.6, vemos um grande exemplo de salvação pela fé, descrito nas Escrituras:

  • E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça (Gn 15:6).

Este versículo é tão importante que é repetido em Rm 4:3; Gl 3:6; Tg 2:23. Todos nós somos salvos pela fé em Cristo e estamos seguindo o mesmo padrão do Patriarca:

  • Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão (Gl 3:6,7).

Ter fé é crer na inconfundível Palavra de Deus, mesmo quando as evidências são contrárias. Foi isso que Abraão fez quando saiu da tenda e olhou para as estrelas, como o Senhor ordenou (Gn 15:5). Durante sua caminhada, Abraão recebeu muito mais do que respostas do Criador. O próprio Evangelho foi apresentado primeiramente a ele:

  • Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti (Gl 3:8).

Além da confirmação da promessa, também lhe foi revelado que, dentre a sua descendência, sairia o Salvador da humanidade.

  • Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se (Jo 8:56).

Em Hebreus 11, o autor cita exemplos de fé! Neste mesmo capítulo, o Patriarca também é mencionado! Nós somos salvos pela graça, por meio da fé (Ef 2:8). Nada do que façamos servirá de mérito, pois não vem de obras para que ninguém se glorie (Ef 2:9).

Para meditar:

  • Salvação não é alcançada através das obras (Rm 4:1-8);
  • Salvação não é alcançada através da circuncisão (Rm 4:9-12);
  • Salvação não é alcançada através da Lei (Rm 4:13-16).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Bem esclarecedor.

  2. Muito bom. Aprendi bastante.

Deixe um comentário