Frutificar: Qual o significado de “dar frutos”?

Frutificar: Qual o significado de "dar frutos"?

A Palavra de Deus nos revela que, a cada cristão, foi dada a função de ser luz do mundo e sal da terra (Mt 5:13,14). Devemos luzir e dar sabor a este mundo, pregando contra o pecado e proclamando as Boas Novas a toda criatura. Desta forma, estaremos preparando um solo fértil, pronto para frutificar; cumprindo como igreja de Cristo, o ministério da reconciliação, que nos foi confiado!

  • “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação” (2Co 5:18).

No começo do versículo citado acima, vemos que tudo provém do Senhor e, atuando neste ministério, temos uma promessa de Jesus:

  • “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28:20).

Esta é a base para este estudo! A promessa de Jesus dizendo que estará conosco todos os dias, até a consumação dos séculos!

Veja em João 15:1-16 que Ele mesmo se apresenta como a Videira Verdadeira (Jo 15:1), e os discípulos, como os ramos que nEle estão ligados (Jo 15:5). No texto, somos alertados que, todo ramo que dá frutos é limpo para frutificar ainda mais, todavia, os ramos que não frutificam, são arrancados e lançados ao fogo (Mt 15:2,6).

Por que Jesus afirma ser a Videira Verdadeira?

As uvas eram um meio de sustento para as pessoas na Palestina. Sendo assim, o Senhor utilizou a videira como um símbolo de seu povo, Israel (Sl 80:8-16; Jr 6:9; Ez 15:1-8; 19:10-14). As imagens da videira simbolizavam o fracasso de Israel em cumprir as expectativas do Senhor (Os 10:1-2). Suas uvas eram bravas (selvagens e sem valor), apesar de todo o cuidado de Deus. Mas Jesus é a Videira Verdadeira, cumprindo o chamado de Israel para que o mundo fosse alcançado, conforme a promessa feita a Abraão: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12:2-3).

Que fruto espera-se que o ramo cristão produza, estando na Videira?

  • Justiça – Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha (Hb 12:11; Fp 1:11; Ef 5:9; e Gl 5:22-23);
  • Boas obras – Somos justificados pela fé, mas a fé, sem obras é morta (Cl 1:10; Tg 2:17,18);
  • Louvor a Deus – Fruto de lábios que confessam o nome de Jesus (Hb 13:15);
  • Ganhar almas – Lembra o que foi dito acima, sobre o ministério de reconciliação? Como luz do mundo e sal da terra, temos a atribuição de reconciliar o homem ao Pai, por meio da proclamação do Evangelho (Pv 11:30; Jo 4:36; Rm 1:13; 2Co 5:18).

Qualquer que seja o fruto deve ser produzido em grande quantidade e continuamente (Jo 15:2,8,16). Porém, não se trata de frutos determinados pelo líder religioso de sua denominação! Estes frutos são individuais! Estão baseados nos dons que lhe foram concedidos e na função que você exerce no corpo de Cristo!

  • “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11,12).

Como podemos frutificar?

Somos enviados ao mundo como representantes de Jesus, a fim de pregar o evangelho, até que Ele venha. Sua declaração em João 15 tem duplo significado:

  1. Mostrar os frutos daquele que está em Cristo (Mt 3:8; 7:20; Rm 6:22; Gl 5:22);
  2. Abençoar o mundo, trazendo frutos para o Seu Reino (Jo 15:5,16; Cl 1:10).

O que podemos aprender neste texto?

A transformação da mente do cristão na mente de Cristo somente acontece pela obra do Espírito de Cristo que nele habita (Rm 8:9). Não fomos nós quem escolhemos ao Senhor, mas sim, Ele nos escolheu! Não temos méritos em nada, pois sem Cristo, nada podemos fazer (Jo 15:5)! Somos totalmente dependentes de seu amor, de sua misericórdia e debaixo de Sua soberania. Os frutos servem para demonstrar mudança em nosso caráter, adquirindo o caráter de Cristo! Servem para demonstrar mudança em nossa maneira de viver, pois, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (Gl 2:20)! As demais coisas, são apenas consequências de uma vida dedicada ao Senhor! Jesus quer nosso coração e não, uma vida de aparências! Por este motivo, Ele amaldiçoou a figueira que não tinha frutos (Mt 21:18-22)! Ela demonstrava uma aparência exterior imponente, repleta de folhas, porém sem nenhum fruto! Com este gesto, Jesus demonstrou que não olha o exterior, mas sim, nosso interior!

Como permanecemos em Cristo e Cristo em nós?

  • “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15:7).

A forma para estarmos ligados a Cristo é por meio de Sua Palavra. Não dependemos de sentimentos, emoções, ou experiências sobrenaturais, mas sim, da permanência de Sua Palavra e de Seus ensinamentos em nossas vidas!

Para meditar:

Frutificar é resultado de uma mudança de vida! Uma vida centrada em Cristo, onde morremos para nós mesmos para que Cristo possa viver em nós. (Gl 2:19-20)! Uma vida que busque satisfazer a Deus em vez de satisfazer pessoas ou a si mesmo! Uma vida cujo tema central, foco e prioridade seja somente Cristo!

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

18 Comments

  1. Perfeito! Até que enfim encontrei alguém que falou o que realmente diz no texto.

  2. Que bênção.

  3. Amém meu irmão, e que Deus continue te dando a sabedoria necessária para nos transmitir mais e mais da sua palavra.

    • Nelson Júnior

      Graça e Paz, meu irmão! Agradeço pelas palavras! Que Deus continue a lhe abençoar grandemente! Que possamos ser usados da forma que Ele desejar. Uma semana abençoada pra ti, meu irmão! Fique com Deus.

      • Éra isso q eu estava procurando,pois já estou cansada disso que Deus da td pras pessoas só dizer amém e td acontece.Essa palavra esta sendo muito edificante pra mim,obrigada,q Deus continue o abençoando.

        • Nelson Júnior

          Olá, prezada irmã Thelma! A paz do Senhor!! Infelizmente muitos ensinam errado e fazem isso por interesses pessoais na maioria das vezes! Tentam pegar a pessoa na culpa, no medo, ou na ganância. Levam multidões ao engano e um dia serão cobrados por isso. Agradeço por sua participação! Sinta-se à vontade para comentar sempre que desejar. Fique com Deus.

  4. Noêmia Munhoz Caminha

    Nunca pensei desta forma e agora estou maravilhada com o que pude ler aqui. Tiraste um peso de sobre meus ombros. Sempre disseram que frutos era tão somente levar pessoas a CRISTO. Agora, vejo pelo seu estudo que dar frutos é adquirir o caráter de Jesus e fazermos conforme Ele nos orientou. Obrigada irmão! Que nosso Pai continue a lhe usar neste ministério. Paz.

    • Nelson Júnior

      Olá, minha irmã Noêmia! A paz do Senhor! O que precisamos entender é que, se estamos na Videira que é Cristo, devemos adquirir o Seu caráter, pois estamos recebendo os nutrientes necessários para cumprir o que Ele ordenou! Já fomos limpos pela Palavra para darmos mais frutos. Levar pessoas à Cristo, é consequência dos frutos que você apresenta em sua vida. Se este “frutificar” fosse como muitos pregam, entraríamos em doutrinas de méritos e obras (que são erradas)! São os frutos do Espírito que devemos evidenciar em nossas vidas e o restante, será tudo consequência de uma vida dedicada ao Senhor. Agradeço por sua participação! Seja bem-vinda ao Portal Pela Fé. Fique com Deus.

  5. Waldecy Antonio Simões

    Boa explicação. Concordo

  6. Estava lendo sua postagem e me lembrei de que um ateu citou o caso da Figueira que vc menciona no final. Eu sempre digo que em se tratando de Jesus nada é por acaso! Eu apresentei uma interpretação semelhante a sua. Expliquei que não se tratava de um simples capricho ou truque de mágica, mas infelizmente não adiantou muito. Eu tenho procurado jogar algumas sementes nestes solos mais secos (ateus, pessoas de outras religiões, céticos e até alguns satanistas). Mas não vou mentir. As vezes me sinto desanimado. Existe uma rejeição muito grande à Jesus e também aos cristãos.

    Estive lendo também as respostas que recebe e vejo como existe uma sede pela Palavra de Deus. Parece que está faltando alimento nas Igrejas. Não há como negar.

    Acho bacana que procure sempre responder as pessoas. Continue fazendo este trabalho.

    • Nelson Júnior

      Querido irmão Hugo, a paz do Senhor! Entendo o que sente e também já passei por isso. Mas hoje, procuro proclamar o Evangelho e não me frustro se houver rejeição. Sei que, apenas as ovelhas de Cristo ouvirão a Sua voz. Infelizmente, muitos não querem aceitar. Procuro falar de Cristo à todas as pessoas que tenho contato. Porém, muitos não têm interesse em conhecer a Verdade. Como quem convence é o Espírito Santo, oro para que essas pessoas abram os olhos enquanto há tempo. Fique com Deus, prezado irmão.

  7. Francisco alves freire

    Paz do senhor
    Nossa que estudo maravilhoso
    Que blog abençoado eu conheço muitos blog mais com estudos como esse voltado para palavra esse é unico
    Parabéns pelo trabalho que Deus possa te abençoar nessa jornada que é levar a palavra de Deus nas redes sociais é isso que estamos precisando de estudo que nos edifique

    • Nelson Júnior

      A paz do Senhor, prezado irmão! Seja bem-vindo ao Portal Pela Fé! Quero agradecer por sua importante participação! O Senhor Jesus tocou em meu coração para realizar este trabalho e sinto que é um campo pouco explorado por nós cristãos. Pela internet, diminuímos fronteiras e chegamos à locais que não teríamos possibilidade de irmos pessoalmente, não é? Minha intenção é divulgar a Palavra e também explicar os contextos, pois existem muitas falsas doutrinas baseadas em versículos isolados! Sinta-se à vontade para comentar, meu irmão! Compartilhando o conhecimento e as experiências, crescemos todos juntos. Fique com Deus e ótimo final de semana.

  8. Estudo muito edificante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *