Fé em Deus: Qual o tamanho da sua fé?

Fé em Deus: Qual o tamanho da sua fé?

Qual é o gigante que você está enfrentando em sua vida? Que tipo de armadura você está usando? E qual o tamanho de sua fé em Deus?

Como Davi via o Criador?

Enquanto Davi cuidava das ovelhas de seu pai, desenvolvia um relacionamento simples, verdadeiro e puro com o Senhor. Para ele, o Criador não era o ser distante que seu povo adorava, mas era alguém real e sempre presente com quem ele tinha comunhão constante. A presença de Deus era tão real que Davi não temia coisa alguma. Ele experimentou o poder do Senhor guardando sua vida e guardando seu rebanho. Certo dia, enquanto apascentava as ovelhas, foi surpreendido por um leão e, em outra ocasião, por um urso! Em ambas ocasiões, Davi enfrentou e matou para proteger o rebanho, mas reconheceu que não foi por suas próprias forças: “O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso…” (1Sm.17:37).

E quem não conhece a história de Davi e Golias? Mesmo aqueles que nunca leram a Bíblia, já ouviram falar sobre essa história. Talvez seja uma das histórias mais conhecidas da humanidade!

Como Davi lidou com a situação?

Vale lembrar que todo o povo de Israel tremia diante de Golias. Contudo, Davi não hesitou um instante se quer! Para ele, não era nenhuma façanha derrotar o gigante. Era algo impensável ser derrotado, pois ele tinha total confiança no Senhor. Vendo o povo temeroso ele ainda indagou: “Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo”? (1Sm 17:26). Para Davi, aquele temor e falta de fé eram incompreensíveis!

  • Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; e saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lhe atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. (1Sm 17:45-49).

A fé em Deus, acima de tudo:

É exatamente esta confiança que a Bíblia nos ensina. Não importam as habilidades, as fraquezas, nada pode rotular um cristão e definir sucesso ou fracasso, pois o Senhor está no controle! Veja o exemplo da armadura que Saul ofereceu a Davi (1Sm 17:38,39). O que ela representava?

  • Falta de fé em Deus;
  • Crença de que seria possível fazer algo por suas próprias forças;
  • Demonstração de que poderia cuidar de sua própria segurança;
  • Invencibilidade por seus próprios meios;
  • Uma carga maior para carregar sozinho.

E o que Davi fez? Recusou a armadura! A fé em Deus era tanta que não aceitou vesti-la! Ele sabia que os planos do Senhor se cumpririam em sua vida e que tudo o que ele necessitava, era do Criador! Ele vestia uma armadura sim! Porém, era uma armadura espiritual!

E você? Está confiando totalmente na providência de Deus? Ou anda vestindo “armaduras” erradas para enfrentar os “gigantes” que aparecem em seu caminho?

O cristão também deve usar armaduras, contudo, não trata-se de um equipamento físico, pois o foco não é a carne:

  • Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Ef 6:11-18).

Nosso inimigo não é uma pessoa de carne e osso, são seres espirituais – os demônios (vs 12). Por isso, nossa armadura também é espiritual!

Para meditar:

“…Porque quando estou fraco então sou forte” (2Co 12:10b).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

14 Comments

  1. O poder da fé é realmente incrível. Em toda a Bíblia podemos conhecer homens e mulheres de fé, pessoas e histórias que temos como exemplo de vida. Temos que crer, somente crer, naquilo que não vemos, mas, sentimos a todo tempo. Fica na Paz irmão!!

    • Nelson Júnior

      Amém querida irmã! Felizes aqueles que não viram e creram, não é? Realmente, o poder da fé é incrível! Shalom, maninha!

  2. Meireles Meireles

    Maravilha irmão. Li duas vezes!

    • Nelson Júnior

      Que bom!! Eu tenho o costume de ler mais de uma vez também. Sempre entendemos algo que, na primeira leitura escapou. Fique com Deus!

  3. Glauber Mor Aziz

    Ficar muito gostar estudo este.
    Glória nosso Deus. Paz.

    • Nelson Júnior

      Que bom, Glauber!
      Quero agradecer por sua constante participação. Mesmo com a dificuldade do idioma, o irmão tem se empenhado em dar sua valiosa contribuição. Fique com Deus, querido irmão!

  4. Texto maravilhoso! Pude refletir como esta minha fé.E que Deus me dê FÉ pra vencer nos vales da vida.Assim como venceu Davi.

    • Nelson Júnior

      Amém, querida irmã! É verdade! Somente pela fé grandes homens e mulheres do passado viveram, confiando totalmente no Senhor. Da mesma forma sejamos nós, não é? Fique com Deus e obrigado pela participação! Conto com suas visitas!

  5. Carolina Bonfá

    Outro texto que leio e fico maravilhada. Não tinha esta visão sobre armadura.

    • Nelson Júnior

      É verdade irmã! Muito interessante o fato de Davi rejeitar a armadura de Saul, não é? Isso demonstrava onde estava a confiança dele, que era no Senhor. Serve de lição para nós.

  6. Maria Conceição Borges

    Irmão qual siquinificado da palavra Shalom?

    • Nelson Júnior

      Olá, prezada irmã! Shalom é uma saudação utilizada ao chegar, ou sair e significa “paz”. Ótimo feriado pra ti e para sua família.

  7. Maria Conceição Borges

    Não sei o tamanho mas é muita fé inabalável. Paz do senhor.

    • Nelson Júnior

      Amém! É assim que deve ser, minha irmã! Independente das circunstâncias! Obrigado pela participação. Graça e paz.

Deixe um comentário