Fé e obras: Você sabe qual é a relação?

Fé e obras: Você sabe qual é a relação?

Você sabe o que é fé? Consegue estabelecer uma relação entre fé e obras, descritas na carta de Tiago? Sendo a salvação pela graça, por meio da fé, o que será que Tiago quis dizer? Que obras são essas?

Confira em sua Bíblia os versículos aqui citados. Todos estão com as devidas referências.

Definição de fé revelada na Bíblia:

  • “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11:1).

Agora, definição do que não é fé:

  • Fé não é pensamento positivo! Exemplo: “Tenho fé de que vou conseguir este emprego”; ou ainda, “Tenho fé de que fui aprovado no teste”;
  • Fé não é desejar! Exemplo: “Tenho fé que vou comprar um carro”; ou também, “Tenho fé de que meu casamento irá melhorar”. Estes são exemplos de desejos! Não de fé!

Fé é uma dádiva, um dom, um presente de Deus (não é originada em nós):

  • “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2:8);
  • Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt 16:15-17).

Todo o capítulo 11 de Hebreus trata sobre exemplos de fé. Veja alguns deles:

  • Abel – pela fé, ofereceu sacrifício agradável a Deus (Hb 11:4);
  • Enoque – pela fé, agradou de tal modo ao Senhor que foi trasladado (Hb 11:5);
  • Noé – pela fé, construiu uma arca para sua salvação e de sua família (Hb 11:7);
  • Abraão – pela fé, partiu sem saber para onde iria; habitou em terras alheias, morou em cabanas; ofereceu Isaque em sacrifício (Hb 11:8,9,17);
  • Moisés – pela fé, foi escondido em seu nascimento; recusou ser chamado filho da filha de Faraó; deixou o Egito não temendo a ira do rei; celebrou a páscoa e a aspersão do sangue; passaram pelo Mar Vermelho, como por terra seca (Hb 11:23-29);
  • E outros (confira capítulo 11 de Hebreus).

Pelo o exposto acima, eles permaneceram com desejos e pensamentos positivos, ou demonstraram a fé que tinham, por meio de ações, atitudes ou obras? Veja os verbos relatados: ofereceu, agradou, construiu, partiu, celebrou, passou, etc. Sempre indicando uma ação!

O que podemos aprender com isso?

  • A vida que você leva, demonstra a fé que você tem. Devemos negar a nós mesmos e tomarmos nossa cruz. Isso significa, sacrificar-se em favor do próximo;
  • Fé é demonstração! Ter fé não é desejar, ansiar, querer algo; nem muito menos, ter pensamentos positivos sobre alguma situação! Se eu tenho fé, eu demonstro por meio de minhas ações, por meio da minha maneira de viver e de obedecer ao Senhor!

Agora, com estas definições, podemos entender com clareza o texto da epístola de Tiago:

  • “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tg 2:18).

No próprio capítulo 2, existe uma explicação, usando a mesma referência feita em Hebreus:

  • “Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada” (Tg 2:21,22).

Veja outros exemplos de demonstração de fé:

  • “Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou” (Jo 6:28,29);
  • “E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos” (Mc 10:28);
  • “E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu” (Lc 5:27,28).

Caro amigo leitor: A fé que você tem em Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador, deve ser demonstrada, evidenciada, comprovada por meio de ações. Obras não salvam, pois a salvação é pela graça, porém, por meio de nossas ações, demonstraremos a fé que temos em Cristo. Isso servirá de testemunho! Há inúmeros casos de fé na bíblia e todos foram demonstrados por ações. Você se lembra da parábola das dez virgens (Mt 25:1-13)? As prudentes foram aquelas que demonstraram a fé na vinda do Noivo, levando suas lâmpadas e também azeite em vasilhas! Imagine se, ao invés de ações, elas apenas tivessem dito: “Temos fé que o Noivo virá”! Seria demonstração de fé ou pensamento positivo? Isso as tornariam prudentes como é revelado no texto? A resposta é: Não! E quanto a fé do tamanho do grão de mostarda (Mt 17:20)? Ela poderá mover montanhas desde que a pessoa pense positivamente, ou ordene? Somente pelo pensamento positivo, nada ocorrerá! A Fé é a demonstração daquilo que temos dentro de nós e que foi dado pelo Senhor!

Para meditar:

Em Hb 11:13-16, diz que todos os heróis da fé confessaram ser estrangeiros e peregrinos na terra. Não retornaram para seus locais de origem e demostraram que estavam em busca de algo melhor! Uma pátria celestial.

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

12 Comments

  1. Reinaldo Reoli

    Explicação perfeita! Ótimo estudo!

    • Nelson Júnior

      Amém, meu irmão! Agradeço pela participação! Seus comentários são muito importantes! Fique com Deus.

  2. Fátima Soarez

    Irmão, tu tens um dom abençoado! Deus continue lhe abençoando.

    • Nelson Júnior

      Amém, minha irmã! Agradeço pelas palavras. Glória e honra sejam dadas ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que nos capacita para o trabalho. Sem Ele, nada somos, não é? Fique com Deus, querida irmã.

  3. Agora eu sei a verdade!

  4. João Batista Reformado

    É isso mesmo, vaso! Concordo!

  5. Helo Carvalho

    A fé nos faz dar aquele passo a mais. Nos impulsiona para o improvável, para o inexplicável. Obrigada por me direcionar a agir mais pela fé e não somente esperar acontecer. Orar e ação = ORAÇÃO.

    • Nelson Júnior

      Amém Helô! Quando li sobre os heróis da fé em Hebreus, fiquei maravilhado com a demonstração de fé de cada um, sempre relacionada com alguma ação e não com pensamentos positivos. São exemplos a serem seguidos. Fique com Deus, amada!

  6. edvaldo ferreira

    Sobre Hb 11:13-16, podemos afirmar que somos sempre visitado por estrangeiros celestiais, nos preparando sempre para a vinda dos Avatares de LUZ… As Obras que podemos fazer “VOIS SOIS DEUSES”, são as praticadas por Jesus(SENHOR DE MUNDOS), e resumida por Paulo “SE NÃO TIVERES AMOR(OBRAS), NADA SEREIS”…
    Parabéns, suas considerações tem aberto as visões de muitas pessoas que vivificam as LETRAS e não os ENSINAMENTOS embutidos nelas.
    O ESSENCIAL NÃO SE VER AOS OLHOS E SIM COM O CORAÇÃO” (exupéry)

Deixe um comentário