Enfermidades: Quando se cumpriu a profecia?

Enfermidades: Quando se cumpriu a profecia?

Muitos religiosos alegam que, na cruz, Jesus levou sobre si também as nossas enfermidades. Com base no versículo de Isaías 53:4, apoiam esta afirmação e ainda alegam que, o cristão que fica doente, está com falta de fé, pois o cumprimento desta profecia está na cruz de Cristo. Vamos verificar o que a Bíblia diz?

Primeiramente, vamos verificar o que diz em Isaías 53:4,5:

  • Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados (Is 53:4,5).

Lendo este capítulo, vemos que o profeta fala do sofrimento que Jesus passaria para salvar a humanidade na cruz. Nos versículos de 10 a 12, por exemplo, diz que ao Senhor, agradou moê-lo, fazendo-o enfermar (vs.10); as iniquidades seriam levadas sobre si (vs.11); Sua alma seria derramada na morte, sendo contado também com os transgressores (vs.12). Porém, o cumprimento do versículo 4, ocorre bem antes da cruz.

Podemos conferir em Mateus 8:13-17:

  • Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os. E, chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças (Mt 8:13-17).

As enfermidades e o cristão:

Em Mt 8:17, não deixa sombra de dúvida que o cumprimento desta profecia foi para o povo judeu (povo para o qual Isaías profetizava e que sempre pediu sinais) e não para os cristãos! Na cruz, Jesus levou os nossos pecados! As enfermidades ou até mesmo, a morte física, são consequências do pecado e somente seremos libertos na ocasião em que recebermos um corpo glorificado na ressurreição! Até que isso aconteça, estaremos sujeitos a qualquer tipo de doenças (e da morte), pois este corpo continua marcado pelo pecado, ainda que sejamos salvos em Cristo.

Isaías 53 não traz meramente uma promessa de cura física para os fiéis. Ele traz uma promessa de cura para aquilo que causa nossa morte espiritual e, consequentemente, nossa separação com Deus: o pecado!

As curas físicas realizadas por Jesus são evidências de que Ele é o verdadeiro Messias! O nosso Salvador! Jesus curava as enfermidades físicas para demonstrar um sinal da Sua capacidade de nos libertar da escravidão do pecado!

Para meditar:

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa (Mc 2:10,11).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

20 Comments

  1. Apóstolo Paulo Reformado

    Eu creio nesta Palavra. Glória a Deus.

  2. Amanda Vieira

    Que bênção! Já vivi muito tempo triste por achar que não tinha fé! Este estudo está perfeito. Oh glória!

    • Nelson Júnior

      Muitos vivem assim, minha irmã! Alguns líderes criam falsas doutrinas e utilizam versículos isolados para fundamentar. Como consequência, temos pessoas tristes por viverem no engano. Fico feliz que seus olhos tenham sido abertos. Fique com Deus, minha irmã!

  3. Socorro Borges

    Parabéns pela mensagem que conforta nosso coração Deus é maravilhoso, que consolo e segurança encontro somente nele e não importam as circunstâncias ele é e sempre será Soberano.

    • Nelson Júnior

      Amém, prezada irmã!! Realmente nosso Deus é Maravilhoso e nEle estamos seguros! Que bom se todos pudessem entender esta verdade, não é? Fique com Deus, minha irmã!

  4. Ótimo estudo. Bem explicado!

  5. Renato Figueira

    Louvado seja o nome do Senhor!

  6. Laís Beatriz

    Que Deus continue usando o irmão! Tenho aprendido muito da Palavra aqui no portal da fé.

  7. Flávia Ap. Shantha

    Interessante. Aprendi mais uma.

  8. Ótima mensagem, muito esclarecedor.

  9. Palavra abençoada. Se procurarmos a gente sempre encontra a verdade.

  10. Amaro Abreu de souza

    Nelson júnior:
    Sempre ensinei nesse mesmo entendimento.
    Obrigado por ratificar a minha tese.
    Abrs. ..Deus te abençoe. ..

    • Nelson Júnior

      Olá, prezado Amaro!! Agradeço por sua preciosa participação. Conto com suas visitas. Fique com Deus e ótima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *