Diabo: O cristão deve enfrentá-lo?

Diabo: O cristão deve enfrentá-lo?

Será que o cristão deve enfrentar o diabo? Deve duelar com ele; entrar em constantes batalhas; amarrá-lo; entrevistá-lo, ou coisas do tipo? Será que Satanás desiste de nós? Vamos descobrir?

Analisando a primeira carta de Pedro:

  • Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos (1Pe 5:6-9).

Muitos cristãos acreditam que precisam enfrentar Satanás em seu dia a dia. Baseados em atitudes incorretas de alguns líderes religiosos, pensam que devem entrar em guerra contra ele, amarrá-lo ou realizar entrevistas para inflar o próprio ego perante uma congregação. Contudo, a Palavra de Deus nunca orientou a fazer isso! Sabe quem deseja este combate? O próprio diabo! Aproveitando a “ingenuidade” de alguns e da falta de caráter cristão de outros, ele intenta em nos enganar. Sua intenção é exatamente fazer com que o cristão acredite que seja preciso vencê-lo e, assim, conseguirá atrair a todos para seu campo de batalha. Se você é um dos que acredita ter que vencê-lo, saiba que este ser já está derrotado! Jesus já o venceu e o derrotou na cruz do Calvário! Hoje, a única coisa que devemos fazer, é resitir!

Como resistir ao diabo e suas astutas ciladas?

1º – Descobrir como ele age. Devemos entender quais são suas estratégias de guerra e não ignorar suas intenções:

  • Porque não ignoramos os seus ardís (2Co 2:11).

Vejamos o que ele tenta produzir em cada um de nós: dúvida, desânimo, discórdia, depressão, desleixo, mudança de rumo, abandono de convicções, etc.

2º – Entender nosso papel como cristão!

  • O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho (Ap 21:7).

Nosso papel é resistir ao inimigo e também às suas propostas. Esta é a fórmula para vencer! Por meio da cruz de Jesus, desfrutamos de Seus planos para nós! Não precisamos e nem devemos barganhar em nada! Nenhum de nós deve cobiçar coisas do mundo nem muito menos, se conformar (tomar a mesma forma).

3º – Em hipótese nenhuma devemos aceitar falsas doutrinas e falsos profetas. Muitos estão em nosso meio pregando verdadeiras heresias, instruídos pelo demônio! Nosso dever é denunciar! Não devemos nos calar, pois, aquele que se cala, se torna conivente com o erro!

  • O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios (1Tm 4:1).

4º – Devemos ter em mente textos bíblicos para declamar em situações de confronto!

A todo instante em que Satanás citava versículos bíblicos a Jesus no deserto, Jesus o respondia com citações das Escrituras. Veja:

  • E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus (Lc 4:4);
  • E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás (Lc 4:8);
  • E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus (Lc 4:12).

5º – Aquele que decide seguir a Cristo, deve ter em mente que irá incomodar o diabo e este, não desistirá! O inimigo sempre fica à espera de um momento oportuno para voltar a agir! Note, no versículo abaixo, que Satanás deixou Jesus até ocasião oportuna (esperando outra oportunidade para agir).

  • Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna (Lc 4:13).

Importante:

Com os pontos acima, temos uma visão de como resistir ao nosso inimigo. O que precisa ficar claro é que, quanto mais próximos de Cristo estivermos, maior será nossa proteção. Cristo é a Videira e nós somos os ramos. Ele supre tudo aquilo que necessitamos (inclusive nossa proteção espiritual) e, sem Ele, nada podemos fazer. Com Jesus, toda perda é ganho, contudo, sem Ele, todo ganho é perda! Não tente agir por força ou por violência. Não é isso que a Bíblia nos ensina! Não deixe seu ego lhe dominar! O estudo da Palavra é sua maior arma para não cair no engano.

Caro amigo leitor: Permita-me amorosamente dizer-lhe que estamos vivendo os últimos dias da história da humanidade. Todas as profecias bíblicas se cumprem a cada dia e o fim está próximo. Salvação só temos em Jesus, pois Ele deu sua própria vida em favor dos meus e dos seus pecados! Ele é o único caminho, a verdade e a vida! Ninguém chega ao Pai se não for por intermédio dEle (Jo 14:6).

Para meditar:

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4:7).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Loyola Lafayete

    Perfeito estudo, irmão!
    Muito bem explicado!

    • Nelson Júnior

      Agradeço irmão. Sua participação é muito importante! Ajude na divulgação para que as pessoas saiam do engano. Fique na Paz!

  2. Fernando Renor

    Incrível.
    Resistir sempre.

    • Nelson Júnior

      É verdade, Fernando!
      O diabo já foi derrotado. Se estamos em Cristo, não precisamos lutar. Devemos resistir. Abraço!

  3. Irmão o segredo é conhecer as escrituras, e esta escrito, em meu nome expulsarás demônios. Sabendo disto, temos que ter em mente que quanto mais próximos somos de Cristo, mais longe estamos do pecado, e resistir a esses pecados que nos cercam se torna um estilo de vida. Não sou a favor dessas “entrevistas” com o demônio, mas, devemos estar preparados sempre, dominando as escrituras. Como vc mesmo explicou no estudo acima, o diabo espera o momento oportuno, para voltar a atacar. Fique na Paz querido irmão, e como sempre, vc escreveu um ótimo texto. Parabéns!!

    • Nelson Júnior

      Amém, querida irmã! O foco é esse mesmo! Você comentou com muita clareza! Devemos estar em Cristo e Ele nos guardará de todo mal e perigo. Somente na Videira que nós produziremos frutos para ajudar aqueles que estão nas garras do malígno. Existem pessoas que acreditam que devem entrar em batalha, gritar, gesticular….. tudo isso é exatamente o que o inimigo quer. Devemos agir no Espírito. Veja que até Miguel, quando disputava pelo corpo de Moisés com Satanás, não pronunciou nenhuma palavra ofensiva. Apenas disse: O Senhor te repreenda. Até para expulsar demônios, precisamos ter em mente que não é um ataque ao demônio. É uma resistência a ele e suas ciladas, né minha irmã? Quem está atacando constantemente é ele e precisamos vigiar e orar. Agradeço pelo comentário e carinho que a irmã tem com este espaço. Uma semana abençoada pra você, maninha!

  4. Samuel Alcântara

    Eu precisava de um estudo assim.
    Agradeço de coração.

    • Nelson Júnior

      Fico feliz por saber, irmão! Toda honra, toda glória e todo louvor ao nosso Senhor Jesus. Agradeço pelo comentário! Que Deus lhe abençoe grandemente!

  5. Concordo plenamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *