Deus amou o mundo? Cada indivíduo?

Deus amou o mundo

Como interpretar a afirmação de que Deus amou o mundo em João 3:16? Será que Ele amou cada pessoa individualmente, como a maioria entende e aceita? Qual o significado da palavra “mundo” no original? Vamos meditar um pouco?

Em João 3:16 diz:

  • Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16).

Para sustentar a afirmação de que Ele amou cada ser humano individualmente, não pode existir contradição com outras partes das Escrituras. Seria impossível harmonizar os fatos, se entendermos referir-se a cada pessoa do planeta em todos os tempos!

Deus amou essas pessoas abaixo? 

  • Caim, Ninrode, o povo antediluviano, o povo de Sodoma e Gomorra, Esaú, Faraó, os egípcios, os cananeus, os amalequitas, os moabitas, entre outros.

O que vemos claramente nas Escrituras é que Deus está contra os que fazem o mal e que odeia todos os que praticam a maldade. Em cada uma das pessoas citadas acima (como exemplo), fica evidente esta afirmação!

  • Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade (Sl 5:5);
  • A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles (Sl 34:16).

Sendo assim, como entender o significado de “mundo” em João 3:16?

Para os judeus, a salvação era exclusiva ao seu povo, sendo impossível que um gentio fosse salvo. No Novo Testamento, esse pensamento foi combatido, afirmando que a salvação era para o “mundo”, ou seja, judeus e gentios! Não se trata de cada indivíduo, pois se assim fosse, cairíamos no universalismo e seriam contraditórios os versículos abaixo:

  • Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29) – Se mundo for cada pessoa, não há mais pecado na face da Terra?
  • Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8) – Toda a humanidade já foi convencida?
  • O mundo jaz no maligno (1Jo 5:19b) – Trata-se de cada pessoa sem exceção?

Com este entendimento, o mundo todo estaria salvo, mas também, o mundo todo jazeria no maligno? Impossível!

No original, a palavra grega para “mundo” é Kosmos (Κόσμος). Tem como significado (dependendo do contexto): planeta, universo, sistema mundial, a humanidade, etc. Contudo, para os versículos a seguir, é utilizado exclusivamente para definir os ELEITOS: Jo 1:29; 3:16,17; 6:33; 12:47; 1Co 4:9; 2Co 5:19.

Portanto, quando é afirmado em João 3:16 que Deus amou o mundo, está dizendo que Ele amou os eleitos (judeus e gentios).

Mesmo que o significado de “mundo” não seja cada indivíduo do planeta, o Senhor ainda é bondoso, misericordioso e paciente, inclusive para os maus:

  • Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus (Lc 6:35);
  • E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição (Rm 9:22).

Para meditar:

Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”. E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão” (Rm 9:13-15).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Muito boa explicação. Agora tudo faz sentido.

  2. Fernanda Freitas

    Eu sempre pensei que fossem todos, mas realmente, não pode ser todos.

    • Nelson Júnior

      É verdade, irmã. Podemos verificar pelo próprio significado da palavra no original e também por outros textos que apoiam este entendimento.

  3. Confesso que não pensava assim. Preciso estudar mais pq está claro essa explicação.

  4. Melhor orientação que já obtive, Nelson.
    Parabéns.

    • Nelson Júnior

      Olá, minha irmã e amiga! Graça e paz sejam multiplicadas em sua vida e de sua família. Agradeço pelas palavras! O Senhor colocou este estudo em meu coração e glorifico a Ele por nos capacitar para o trabalho em favor de Seu Reino. Sem Ele, nenhum desses estudos seriam realizados. É maravilhoso poder compartilhar o que Ele nos orienta, pois assim, crescemos todos juntos. Agradeço a irmã por sempre participar ativamente deste trabalho! Deus é contigo, minha irmã. Excelente dia pra ti.

Deixe um comentário