Fé em fé! Você entende este versículo?

Fé em fé! Você entende este versículo?Qual será o significado do termo de fé em fé descrito em Rm 1:17? Qual a aplicação para nossas vidas? Por que a justiça de Deus está relacionada neste termo? Vamos verificar?

Como base para este estudo, utilizaremos o texto de Rm 1:16,17:

  • Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé (Rm 1:16,17).

Paulo fala que não se envergonha do evangelho de Cristo e afirma que é poder para a salvação. Explica que nele (no evangelho) se descobre a justiça de Deus. Contudo, precisamos entender que, esta “justiça” na qual se refere este versículo, não é retidão, mas sim, o modo como alguém pode se tornar justo. O que Paulo afirma é que, por meio do evangelho, descobrimos como alguém se torna justo diante do Senhor!

  • Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5:1).

Com base nos versículos acima, podemos entender o que Paulo quis dizer com o termo: de fé em fé!

O que ele afirmou é que, somos justificados pela fé do início ao fim! Por isso a justiça de Deus ocorre de fé em fé! Nunca será por obras! E, sendo assim, também sabemos quem é o Autor (Início) e o Consumador (Fim) de nossa fé:

  • Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12:2).

A Bíblia revela que o homem está morto em seus pecados! Não teríamos condições alguma de produzirmos uma fé transformadora e santificadora, por termos uma mente corrompida! Para que haja uma transformação em nosso coração, precisamos da atuação do Senhor em nossas vidas e é por isso que Paulo também afirma que a fé é um dom de Deus!

  • Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9).

O pronome demonstrativo “isto” indica que é dom de Deus não somente a graça, mas também a fé! Este pronome é utilizado para demonstrar algo que está perto daquele que fala e, nesta utilização, Paulo revela que somos salvos pela graça, por meio da fé e isto (a graça e a fé), não vem de méritos humanos! É um presente do Senhor!

Para meditar:

A fé é dádiva de Deus. Ele afugentou as trevas de nosso coração para que pudéssemos enxergar à luz do evangelho, toda a gloria de Jesus Cristo – Nosso Senhor e Salvador!

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

20 Comments

  1. Elaine Custódio Nei

    Meu querido irmão, paz e graça. Você aceitaria pregar em minha igreja ou apresentar estudos? Se não for possível, entenderei.

  2. Renato Figueira

    Paz! Ótimo artigo. Já ouvi muita história sem sentido sobre isso. Pela primeira vez, vi alguém explicar com clareza e fundamentar. Me inscrevi em seu blog para acompanhar.

    • Nelson Júnior

      Agradeço pelas palavras, irmão! O Senhor é quem nos capacita para o trabalho! Sem Ele, nada seríamos, não é? Fico feliz com sua inscrição. Seja bem-vindo ao Portal Pela Fé. Fique com Deus.

  3. Socorro Borges

    Paz! Excelente artigo, creio totalmente na graça de Deus que nos alcançou, quando éramos trevas e ele mesmo coloca em nossos corações a fé, todo dom perfeito vem do Pai das luzes e sem ele nada podemos fazer.Deus abençoe!

    • Nelson Júnior

      Amém, minha irmã! A paz do Senhor! Concordo plenamente com seu comentário! Agradeço por sua participação! Fique com Deus!

  4. Aparecido Inácio

    Prezado, tu tens um dom incrível. Tenho lido seus estudos e tens edificado poderosamente a minha vida. Que Deus continue a abençoar seu ministério. A paz.

    • Nelson Júnior

      Graça e paz, meu irmão! Agradeço pelas palavras! Também aprendo muito com os irmãos. Glória a Deus que nos capacita para o trabalho! Agradeço por sua participação e conto com suas visitas. Fique com Deus!

  5. Apóstolo Paulo Reformado

    Exatamente, varão!

  6. não tinha ideia de que era esse o significado

    • Nelson Júnior

      Amém, minha irmã! A intenção é justamente ajudar a esclarecer alguns termos que muitos não compreendem. Fique com Deus, minha irmã!

  7. Aleluiaaaaaa!!!!!

  8. Maiara Miranda

    A paz irmão. Tenho acompanhado seu blog e gosto muito dos estudos. Escreva algo sobre dízimos. Tenho dúvidas sobre o tema. Abraço.

    • Nelson Júnior

      A paz do Senhor, minha irmã! Agradeço pela participação! Estou elaborando um estudo sobre este tema e em breve publicarei. Fique com Deus e ótima semana.

Deixe um comentário