Dar a outra face: Qual o significado?

Dar a outra face: Qual o significado?

O que será que Jesus realmente quis dizer com: “dar a outra face”? Será que o cristão deve sofrer calado perante uma humilhação ou uma agressão física? Devemos nos aceitar a maldade praticada contra nós? Vamos verificar?

Veja o que diz o texto bíblico sobre “dar a outra face”:

  • Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra (Mt 5:38,39).

No trecho acima, Jesus estava citando a Lei (Ex 21:24; Lv 24:20; Dt 19:21) para estabelecer uma atitude diferenciada ao cristão, com o intuito de eliminar pela raiz o círculo vicioso da violência (devido alguns desvios praticados pelos judeus que, muitas vezes, utilizavam esta Lei para justificar vinganças pessoais). Agora, a determinação continha uma forma de desarmar o agressor, contudo, sem utilizar as mesmas armas que ele, mas sim, demonstrando quem está no controle de nossas vidas por intermédio do amor!

Quando o cristão é agredido (verbalmente ou fisicamente), se revidar esta agressão na mesma medida (olho por olho e dente por dente), estará se colocando debaixo do controle inimigo, afinal, ele determinou a reação por meio de sua ação. Contudo, ao dar a outra face, ele demonstrará que Cristo está no controle e que suas ações são orientadas pelo Espírito Santo!

Importante:

O que precisa ficar claro é que, dar a outra face está relacionado a não contribuirmos para um ciclo de ofensas, invejas e violências (Gl 5:26); que ocorrem quando reagimos com ódio ao mal praticado! Porém, este contexto não nos impede de combater o mal no mundo, nem muito menos, de oferecer oposição às agressões injustas:

  • E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote? Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres? (Jo 18:22,23);
  • Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca. Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá, parede branqueada; tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei, e contra a lei me mandas ferir? (At 23:2,3).

Como está escrito em Mt 22:37-39, devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento; e também devemos amar ao próximo como a nós mesmos! Este amor, deve ser demonstrado inclusive aos nossos inimigos:

  • Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam (Lc 6:27).

Não devemos nos conformar com este mundo (Rm 12:2), contudo, se não houver diferença em nossas ações, que tipo de influência estaremos exercendo?

Para meditar:

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem (Rm 12:17-21).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Maiara Miranda

    Brilhante.
    Eu pensava que tinha que aceitar tudo quieta. Muitas vezes fiquei mal por retrucar algo que não gostei. Este estudo foi um alívio pra mim. Obrigada!

    • Nelson Júnior

      Amém irmã! Obrigado por compartilhar este sentimento! A intenção é realmente ajudar, pois, diversas vezes, nos colocamos debaixo de jugo que não há necessidade de carregar. Fico feliz por seu alívio. Graça e Paz!

  2. Alaíde Feitosa

    Muito esclarecedor.

  3. Sergio Medalha

    Concordo. Todo cristão devia ler (a começar por mim, mas eu já li agora) rsrsrs

    • Nelson Júnior

      Amém, querido irmão! Que bom que você leu! Eu escrevi, mas também já li! Agora faltam os outros!!! kkkkkk

  4. Jesus não quer que desafiemos nossos inimigos e muito menos nossos amigos. Ele quer que “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará João 8.32” para praticarmos o amor incondicional aos irmãos. Sempre sábio Nelson. o Espírito Santo sempre lhe usando.

    • Nelson Júnior

      Amém, minha irmã! Agradeço pelo carinho e pela participação! Seus comentários sempre contribuem para o crescimento de todos! Graça e Paz, minha irmã!

  5. Paulo Trindade

    Não sei quanto tempo vou aguentar tanta humilhação injusta e ser usado de descarrego de stress pelo outros, quando as pessoas percebem que não vou reagir ai s que elas extrapolam mais chegando no caso de outros homens quererem brigar comigo sem motivo.Já não tenho mais vontade de viver e estou cheios de problemas como transtorno de pânico e depressão.

    • Nelson Júnior

      Olá, prezado Paulo, como vai? Primeiramente, gostaria de agradecer por sua participação e pela dedicação de seu tempo na leitura do estudo. Quanto aos problemas relatados, queria lhe dizer, meu amigo, que o fato de Jesus ter dito para darmos a outra face, não significa que devemos aceitar a todas ofensas ou agressões que sofremos! Jesus queria dizer que, “dar a outra face” está relacionado a não contribuirmos para um ciclo de ofensas, invejas e violências (Gl 5:26). Não devemos retribuir a violência, mas agir dentro do que a lei determina. Desta forma, estaremos demonstrando que Jesus é Senhor em nossas vidas e tem o controle de nossas ações (não o agressor ou o ofensor). Veja que há exemplos de pessoas que, quando injustiçadas, reclamaram seus direitos. No texto há dois exemplos (Jo 18:22,23) e (At 23:2,3). Por pior que esteja a situação, não piore as coisas com atitudes impensadas. Jesus te ama e quer o melhor para você. Fale com seu pastor e a igreja onde você congrega. Caso não tenha nenhuma, busque uma denominação séria e certamente irão lhe ajudar. Desde já, conte com minhas orações por você! Fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *