Cristão pode protestar contra o governo?

Sou cristão! Posso protestar contra o governo?

O cristão pode protestar contra um governo? O que a Bíblia diz sobre isso? Vamos meditar um pouco?

Se o cristão deve se sujeitar às autoridades, como poderia protestar?

Com base em Romanos 13:1-5, entendemos que devemos nos sujeitar às autoridades governamentais, pois foram instituídas por Deus (Rm 13:1). Contudo, precisamos entender alguns pontos importantes:

  • No vs.4, Paulo afirma em sua carta que, esta autoridade, está com a espada para fazer justiça contra o mal;
  • O contexto dessa “sujeição às autoridades” está no sentido de cumprir as leis do país em que vivemos (desde que, essas leis não sejam contrárias à Palavra de Deus), e sendo assim, essas autoridades atuarão para o nosso bem (Rm 13.4);
  • Em pelo menos duas ocasiões, Paulo apelou para seus direitos como cidadão romano, quando se viu injustiçado (At 16:37; 25:12);
  • O Senhor não tem prazer na injustiça (Sl 5:4); Ele repudia “dois pesos e duas medidas”, mas deseja honestidade (Pv 11:1); a Palavra de Deus diz que “a justiça engrandece a nação, mas o pecado, é uma vergonha para qualquer povo (Pv 14:34); quando a corrupção é exaltada entre os homens, os perversos aparecem por toda parte (Sl 12:8); Pedro diz que a função dada por Deus aos governantes é a de recompensar as pessoas pelo bem que elas fazem, e puni-las quando praticam o mal (1 Pe 2:13,14).

Importante:

Pelos exemplos citados acima (além de outros), entendemos que devemos nos submeter às autoridades governamentais. Contudo esta submissão está relacionada ao cumprimento das leis do país em que vivemos. Vimos acima que, a autoridade deve ser usada para o bem da população; para punição daqueles que praticam algo errado; e que O Senhor não compactua com decisões desonestas, injustas e corruptas! Como Paulo fez, quando se sentiu injustiçado, assim também é nosso direito e dever, seja como cristão ou como cidadão brasileiro!

Como foi dito em meu estudo anterior (A fé e a oração), existe o momento de orar e o momento de colocar a fé em ação! Acredito que os cristãos já oraram pela melhora de nosso país em algum momento nesta crise, portanto, agora é hora de “marchar”, utilizando mecanismos legítimos de nosso país para buscarmos justiça e verdade!

Para meditar:

E o Senhor lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei (1 Sm 8:7).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Rodrigo Malta Guimarães

    Muito bom!

  2. Silvia Condor

    Perfeito.

  3. Lázaro Bispo Junior

    Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *