Bom Samaritano: Conheça a verdade!

Bom Samaritano: Conheça a verdade!

Certamente você já leu ou ouviu alguma pregação baseada na parábola do bom samaritano, não é? Esta parábola foi contada por Jesus depois que um perito na lei quis testar a Sua sabedoria. Veja o que ele perguntou:

  • Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?” “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?” Ele respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e Ame o seu próximo como a si mesmo”. Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?” (Lc 10:25-29).

Com base nesta última pergunta (Quem é o meu próximo?), Jesus apresenta a parábola do bom samaritano. Veja:

  • Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver. “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”. (Lc 10:30-37).

Com esta parábola, Jesus estava criticando a atitude hipócrita de pessoas que conheciam os mandamentos (o sacerdote e o levita), porém, não demonstraram o amor ao próximo. Enquanto que, o samaritano (que não tinha o mesmo conhecimento), tratou com amor aquele homem que havia sido roubado, agredido e abandonado na estrada.

Agora, com base neste ensino de Jesus, quero traçar um paralelo importante entre os personagens citados. Confira:

  • O homem à beira do caminho – Representa cada um de nós, impotentes, sozinhos e sem a menor possibilidade de conseguir a salvação pelos próprios esforços;
  • Os assaltantes – Representam os demônios e anjos caídos que querem destruir o cristão;
  • O sacerdote e o levita – Representam a Lei (Antiga Aliança) que não salva ninguém, pois a salvação é pela graça;
  • O samaritano – Representa Jesus que demonstrou amor incondicional para cada um de nós, dando a própria vida para nos salvar;
  • O vinho – Representa o sangue de Jesus capaz de curar o pecador;
  • O óleo – Representa o Espírito Santo atuando na vida daqueles que são do Senhor;
  • A hospedaria – Representa a igreja;
  • O dono da hospedaria – Representa Deus;
  • As duas moedas – Representam o pagamento da conta daquele homem. Ele estava pagando toda a dívida, assim como Jesus fez com cada um de nós, com relação ao nosso pecado.
  • Quando eu voltar – Representa a volta de Cristo para nos resgatar.

Com estas comparações, vemos literalmente o plano da salvação (estabelecido por Deus antes da fundação do mundo) e o agir do Senhor na vida de cada pecador arrependido!

Para meditar:

Se você se sente como este homem à beira do caminho, ferido, caído, sem esperança, doente e incapaz de conseguir se erguer, saiba que Jesus é o Bom Samaritano e está lhe estendendo a mão neste momento. Você não está lendo este estudo por acaso! Ouça a voz do Senhor em seu coração! Hoje Ele quer lhe salvar!

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

16 Comments

  1. Fausto Noronha

    Que bênção irmão.

  2. Me surpreendi com esta comparação. Glória a Deus.

  3. Fernanda souza

    Amém!

  4. Amém.
    Fé sem obra e fé morta. De nada resolve lermos a palavra e virarmos as costas aos que precisam de um conforto, mesmo que seja um mero abraço.

  5. Como sempre trazendo ótimas postagens Nelson.
    Está de parabéns mais uma vez.

    Está ajudando não só a mim como também a muitos outros a encaixarem as peças do quebra-cabeças.
    Continue Nelson. Não pare!

    • Nelson Júnior

      Amém, querido irmão! Agradeço por sua participação, sempre muito importante! No que eu puder ajudar, conte sempre comigo! A paz do Senhor!!

  6. Helo Carvalho

    Que estudo maravilhoso!!! Esclarecendo os mistérios do Reino de Deus. Já ouvi tantas pregações neste texto e você surpreende com esta mensagem dos Céus. Obrigada.

    • Nelson Júnior

      Amém Helô! É maravilhoso ver o quanto a Palavra de Deus fala conosco e de diversas maneiras, não é? Por mais que conheçamos um texto bíblico, sempre aprendemos algo novo. Fique com Deus e ótimo dia pra você!

  7. Maiara Miranda

    Incrível. A melhor comparação que já vi.

  8. Anny Mesquita

    Ótima esposição irmão. Fiquei feliz quando vi que foi feita por vc! rs… Deus continue te abençoando, te dando sabedoria e graça! Paz!

    • Nelson Júnior

      Olá, minha irmã e amiga!! Graça e Paz!! Fico feliz por sua participação e por dedicar parte de seu tempo na leitura. Que bom se as pessoas tivessem um pouco só do conhecimento que a irmã tem das Escrituras! É uma honra tê-la como irmã e amiga! Paz!!

Deixe um comentário