Batismo com fogo: Qual o significado?

Batismo com fogo: Qual o significado?

Será que o batismo com o Espírito Santo e o batismo com fogo são o mesmo batismo? Tenho visto muitos cristãos afirmarem que desejam ser batizados com fogo! Será que sabem o que estão pedindo? Vamos verificar?

Contexto descrito no Evangelho de Mateus para o batismo com fogo:

  • “E, vendo ele [João Batista] muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará” (Mt 3:7-12).

Neste contexto, João Batista estava fazendo duras críticas aos religiosos (fariseus e saduceus):

  • Chamou-os de “raça de víboras”, pois buscavam o seu batismo (nas águas), tentando fugir da ira futura (Mt 3:7);
  • Afirmou que, a árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo (Mt 3:10);
  • Anunciou a vinda daquEle (Jesus) que iria batizar com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3:11).

Os batismos citados são distintos! Ambos são feitos por Jesus e a explicação vem logo na sequência:

  • “Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará” (Mt 3:12).

O trigo representa sua igreja que será recolhida em celeiros (batismo com o Espírito Santo) e a palha, são os incrédulos que serão lançados no fogo que nunca se apagará (batismo com fogo).

Ainda no Evangelho de Mateus, no capítulo 13, podemos verificar uma parábola e a explicação de Jesus, que confirma este contexto. Veja:

  • “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mt 13:24-30).

Veja agora a explicação da parábola do Joio do campo pelo próprio Senhor Jesus:

  • “E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt 13:37-43).

Leia novamente o trecho de Mt 3:11,12:

  • “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará” (Mt 3:11,12).

Para meditar:

Conforme o texto bíblico, Jesus é quem batiza com Espirito Santo (reúne seu povo naquilo que é dEle, debaixo de seus cuidados e proteção) e também batiza com fogo (queimar a palha=incrédulos no fogo que nunca se apagará). Portanto, não deseje o batismo com fogo, mas sim, batismo com o Espírito Santo!

Nelson Júnior – Portal Pela Fé 

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

34 Comments

  1. Eu não tinha a mínima ideia disso!

    • Nelson Júnior

      Muitos líderes religiosos ensinam errado irmão! Infelizmente, muitos não conhecem dessa forma e pedem por batismo com fogo, sem saber o que estão pedindo. Fique com Deus.

      • CONCORDO COM O IRMAO.o correto é ser convencido pelo Espirito Santo, deixar Deus mudar nossa mente e transformar meu coraçao.

        • Nelson Júnior

          Amém, meu irmão! É isso mesmo! Agradeço por sua participação. Que nosso Deus continue lhe abençoando grandemente! Fique na paz.

  2. Dailde Nunhez

    Vivi todos esses anos no engano. Agora conheci a verdade.

    • Nelson Júnior

      Fico feliz por este testemunho, irmã! O importante é, reconhecer o engano e corrigir. No que eu puder ajudar, conte comigo. Fique com Deus.

  3. Estou impressionada. Nunca li direito este texto. Acho que nunca meditei nele porque com sua explicação, ficou muito claro. Deus lhe abençoe, irmão. Estou acompanhando seus estudos porque aprendo mais do que na igreja que estou indo.

    • Nelson Júnior

      Olá, prezada irmã! A paz do Senhor! O grande problema está naqueles que buscam o ensino e utilizam versículos isolados para fundamentar doutrinas que não são bíblicas. O que precisamos fazer, é conferir sempre na Palavra o que estão pregando, porém, devemos ler todo o contexto. Neste caso, podemos ver que, o batismo com fogo é ir para o inferno! Significa castigo, punição… Todavia, vemos pregadores induzindo pessoas a desejarem este batismo, relacionando ao batismo com o Espírito Santo. Como vimos no estudo, são coisas distintas. Agradeço por acompanhar meu trabalho. Se a irmã nota que, em sua igreja não há alimento espiritual, ou o ensino é equivocado, converse com seu pastor. Não se omita perante erros doutrinários. Se não resolver, busque uma igreja séria e que pregue o Evangelho Cristocêntrico (nunca egocêntrico). Fique com Deus.

      • Nélson, estou quase me convencendo que não existe como se questionar doutrinas dentro de Igrejas. Mesmo que um pastor reconheça um erro, ele não poderá ir contra a orientação de sua denominação.
        Por isso muitas pessoas cristãs sinceras tem abandonado Igrejas ficando isoladas.

        Eu estive isolado durante muito tempo. Isso não é bom. Devemos nos reunir com outros irmãos.

        Ficar pulando de Igreja em Igreja também não resolverá o problema porque existem erros que em minha opinião são generalizados.

        Eu resolvi ignorar as coisas pequenas e me preocupar com questões mais importantes. Tenho orado pelo pastor, que é uma ótima pessoa, e também pela própria Igreja em que frequento, esperando talvez uma intervenção divina.

        Não me sinto bem em simplesmente abandonar o barco. Isso não parece muito certo para mim. Tenho recebido conforto espiritual. Os problemas são mais na parte humana da coisa.

        Eu e minha esposa já andamos questionando algumas coisas dentro do possível, mas somos vistos como ovelhas rebeldes.

        Em sua opinião você acha que agindo dessa forma estou em erro?

        • Nelson Júnior

          Querido irmão, a paz do Senhor!! Concordo com o irmão que não devemos nos isolar, nem mesmo ficarmos mudando de denominação (a não ser que estejamos em uma que pregue algo diferente das Escrituras). Todas as denominações têm seus equívocos ou maneiras diferentes de interpretar. Se não for ponto de salvação, podemos relevar. Quanto a nos manifestarmos perante um ensinamento incorreto, o irmão está certíssimo em fazê-lo. Não podemos nos calar, pois a Verdade deve prevalecer (mesmo que sejamos chamados de rebeldes). Em 1Co 11:19 diz: “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós”. Continue se posicionando perante equívocos, meu irmão! Você estará ajudando outros a abrirem os olhos. Fique com Deus e obrigado por sua importante participação!

          • Muito obrigado Nélson. Depois que postei isso infelizmente aconteceu um fato lamentável em minha Igreja. Manifestações demoníacas. Espíritos imundos se passando por Espírito Santo.
            Já me posicionei a este respeito com o Pastor. Não quero expor minha família a esse tipo de coisa.
            Vc achou uma orientação em Coríntios. Demonstrou equilíbrio, tolerância e sabedoria em sua resposta.

            Parabéns e continue esse trabalho.

            Que Deus o abençoe ainda mais.

          • Nelson Júnior

            Prezado irmão Hugo, a paz do Senhor!!
            Você fez o correto! Em situações como esta, devemos nos posicionar realmente! A verdade deve sempre prevalecer. Conte comigo e com minhas orações por sua família e também por sua igreja. Fique na paz do Senhor, meu irmão!

  4. Helo Carvalho

    Maravilhoso!!!!! Eu já tinha lido o texto e o contexto. E já estudei sobre isso. Mas você expõe de uma forma esclarecedora. Parece uma Bíblia na Linguagem de Hoje rsrs Obrigada amado.

    • Nelson Júnior

      Oi Helô, tudo bem? Agradeço pelo carinho e pela participação. Seus comentários são muito importantes e seu apoio sempre foi dado desde a minha conversão! Louvo a Deus por sua vida! Fique com Deus, amada!

  5. Maria Aparecida santos

    A paz irmão. Me disseram que batismo com fogo era algo assim .os desejo da carne mundano desaparecem .e a gente saberia que é batizado com o espírito santo quando se ora em limquas estranhas .sinto uma afinidade muito grande com o espírito santo ohh aleluia mais não horo em limquas.

    • Nelson Júnior

      Olá, querida irmã! A paz do Senhor! Muitos afirmam exatamente como disseram para a irmã, contudo, pelo texto bíblico, podemos verificar que trata-se de castigo e punição para incrédulos. Quanto aos dons, fique tranquila! O Senhor distribui os dons com um propósito específico (nunca para engrandecer alguém em relação aos demais) e, certamente, a irmã possui algum dom que edifica a vida daqueles que estão ao seu redor. Fique na paz e ótimo dia.

    • Espero que o Nelson não se importe de me intrometer aqui, mas tenho uma palavra para ti:

      Este ano perdi uma amiga que mesmo frequentando a Igreja desde menina se sentia frustrada porque NUNCA falou em línguas! Então, conforme ensinam nas Igrejas Pentecostais NÃO tinha sido batizada pelo Espírito Santo.

      Essa amiga era enfermeira e sempre confortou e socorreu as pessoas próximas nessas hora difíceis que às vezes passamos. Adotou uma criança, e até bem pouco antes de falecer ainda se deslocava para outra cidade para socorrer a mãe com Alzeimer e o irmão com câncer.

      Eu prefiro não comentar sobre o dom de línguas, mas confira aí em sua Bíblia :

      “São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres? Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?”
      1 Coríntios 12:29‭-‬30 NVI

      Você reparou que o dom de línguas está em ÚLTIMO LUGAR?

      Você reparou que Paulo está dizendo que a pessoa pode ter um dom e não ter outros?

      O dom MAIS IMPORTANTE É O AMOR!
      Esse dom que os homens NÃO CONSEGUEM ENXERGAR! É o mais valioso para Deus:

      “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”
      1 Coríntios 13:13 NVI

      Essa minha amiga já estava batizada com Espírito Santo há muitos anos, mas não sabia! Se sentia uma crente de segunda classe!

      Não caia nessa!
      Não acredite em tudo que dizem.

      É muito fácil falar em línguas, todo mundo vê e ouve.
      Agora eu queria saber se alguém consegue ver o dom do amor só olhando a pessoa.

      Não se iluda com os homens. Continue buscando a Deus.

      Fique na Paz do Senhor!

      • Nelson Júnior

        A paz do Senhor, querido irmão! Concordo plenamente com seu comentário! Muitos irmãos se sentem da mesma maneira quando frequentam determinadas denominações e não falam em línguas! Há muitos equívocos com relação aos dons! Vou elaborar em breve, um estudo específico para este tema. Mas, o que o irmão comentou está perfeito! Jesus quer que cada um haja com amor! Devemos alimentar a generosidade em nossos corações! Tudo se resume no amor a Deus e ao próximo. Muitos se individualizam focando em interesses pessoais, sendo incapazes de compartilhar. Infelizmente é uma realidade no meio cristão e precisamos lutar para mudar esta realidade. Glória a Deus por seu entendimento neste ponto! Realmente não temos os mesmos dons! São distribuídos segundo a vontade do Senhor e para algo específico. Fique com Deus, meu irmão! Agradeço por sua participação!

        • Estamos precisando desse estudo Nélson.
          Faça isso e eu procurarei fazer o que puder para divulgar.

          Um abraço ao irmão.

          • Nelson Júnior

            Amém, querido irmão! Conte comigo! Tenho 2 estudos em andamento e, assim que finalizá-los, inicio um estudo sobre este assunto! Fique com Deus, meu irmão!

      • Luciano de Jesus

        Falar em linguas para que os outros vejam, ou esperar que alguem fale em linguas para “julgar” se a pessoa tem o Espirito Santo, é um sinal para incredulos:

        22 Portanto, as línguas são um sinal para os descrentes, e não para os que crêem; a profecia, porém, é para os que crêem, não para os descrentes.
        23 Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes, não dirão que vocês estão loucos?
        39 Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas.

        Os sinais seguem os que creem, não há melhor sinal que amar, ensinar como nosso Irmão Nelson, e levar a profecia da Salvação.
        Não extinguamos o falar em linguas, mas segundo I CO 13, passara, mas a fé, esperança e amor perdurará.
        Se crer é um dom do Espirito amados, quem cre já o tem…

        • Nelson Júnior

          Olá, prezado irmão Luciano! A paz do Senhor! Agradeço por seu importante complemento! Sinta-se à vontade para comentar quando desejar. Compartilhando a Palavra e nossas experiências como igreja, podemos crescer juntos. Fique com Deus e uma semana abençoada pra ti.

      • Paz irmão Hugo, só uma correção em seu depoimento. Amor não é dom e sim Fruto do Espírito. Leia 1Co 13 e Efesios 5. Deus te abençoe, não escrevi pra criticar mas pra esclarecer ok? No final do capítulo 12 de 1Co paulo fala que iria mostrar um caminho ainda mais excelente e começa a falar sobre o amor.

        • Nelson Júnior

          Amado Pr. Inácio, a paz do Senhor! Primeiramente gostaria de manifestar meu agradecimento pela sua importante participação. Compartilhando informações, crescemos todos juntos e é uma honra saber que o senhor dedicou parte de seu tempo, na leitura deste estudo. Sinta-se à vontade para comentar quando desejar. Quanto ao comentário do irmão Hugo, eu concordo com o que o senhor afirmou (sobre o amor ser fruto do Espírito). Contudo, precisamos ressaltar que não é apenas um fruto, afinal, o significado da palavra “dom” é “presente” e, dentro deste significado, podemos entender que o amor é também um dom (presente) de Deus para frutificar em nossas vidas. Fazendo uma análise mais profunda, também encontramos o amor como uma “escolha” e como “mandamento”. Alguns exemplos: 1Co 13:1; Gl 5:22; Cl 3:1-15; Jo 15:12. Fique com Deus, meu irmão! Ótima semana!

  6. Nem na minha faculdade ensinaram isso. Confesso que nunca tinha entendido este texto como entendi agora.

    • Nelson Júnior

      Amém, meu irmão! Fico feliz com seu testemunho! Glória a Deus por sua vida e pela disposição em crescer no conhecimento. Fique com Deus.

  7. Elaine Custódio Nei

    Isso eu num sabia mais agora num erro mais.

  8. marinalva abreu soares

    simplismente marvilhoso , apalavra de Deus e assim , SUSPREENDENTE obrigado meu irmao, por se dispor a esclarecer a palavra de uma maneira tao maravilhosa. eu louvo a Deus por tua vida.

    • Nelson Júnior

      Olá, minha querida irmã! A paz do Senhor! Agradeço pelas palavras! O desejo de meu coração é compartilhar tudo que nosso Senhor Jesus fez por nós, o amor dEle por toda a humanidade e o plano da Salvação, estabelecido antes mesmo da fundação do mundo. No que eu puder ajudar, conte comigo! É uma honra tê-la como irmã em Cristo! Fique com Deus e volte sempre.

  9. marinalva abreu soares

    maravilhoso,eu estou muito feliz por o senhor ter me dado essa oportunidade de ter emcomtrado esse portal , tao eficas as vises nus encomtramos em lugares que nem sempre encomtramos uma palavra abemcoada como essa obrigada senhor por mais essa bemcao.

    • Nelson Júnior

      Amém, prezada Marinalva! Agradeço por sua importante participação! No que eu puder lhe ajudar, conte comigo. Fique com Deus.

  10. Adelaide Lima

    Minha declaração é uma só: fui enganada todos esses anos. Agora aprendi a verdade.

    • Nelson Júnior

      Olá, prezada Adelaide! A paz do Senhor! Agradeço pela participação e pelo testemunho. Fique com Deus e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *