Ansiedade: Hora de combater a sua!

Ansiedade: Hora de combater a sua!

Quais são as coisas que tiram nossa paz? O que lhe causa medo, retira o prazer de descansar aos finais de semana e ocupa sua mente a maior parte do tempo? É algum sofrimento amoroso? Doença? Problemas financeiros ou profissionais? Saiba que tudo isso está resultando em uma coisa: Ansiedade!

  • Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus (Fp 4:6,7).

Origem da palavra Ansiedade:

Vem do latim “Ânsius”, que significa “enforcar” ou “estrangular”! Traz uma ideia de um estrangulamento físico que sufoca, conectado a uma luta mental por uma preocupação.

Na parábola do semeador (Mc 4:1-20), Jesus usa uma analogia de algo que sufoca, estrangula e está ligado à nossa ansiedade. Ele nos diz que, algumas sementes do semeador caíram na rocha; outras em terra superficial; a terceira parte caiu em meio aos espinhos e lá, os frutos que nasceram, foram sufocados; finalmente, algumas sementes caíram em bom solo. O interessante é que Jesus interpreta esta parábola! Note que “o semeador semeia a Palavra” (vs.14); as sementes representam a Palavra de Deus, semeada por alguém que ensina, instrui e, neste caso, pelo próprio Senhor. Ele interpreta todos os 4 tipos de solo, mas aqui, a categoria que nos interessa (para este Estudo) é a 3ª: aqueles que caíram em meio aos espinhos e foram sufocados.

O que é ansiedade?

É a inquietação dolorosa da mente, causada pelos nossos medos pendentes. Ficamos agitados, em alguns casos entramos em pânico, perdemos a consciência e não conseguimos dar continuidade nas atribuições de nossas vidas (causando também distração e divisão). Mas, por que isso é errado? Qual o problema na ansiedade?

Quatro motivos de não podermos ficar ansiosos (todos ligados à sufocamento):

  • A ansiedade destaca ponto de vista humano, sufocando o ponto de vista divino (motivo pelo qual ficamos com medo);
  • Sufoca nossa habilidade de distinguir o que é realmente essencial (por isso ficamos distraídos, pensando em coisas desnecessárias);
  • Somos sufocados por preocupações (e por isso não relaxamos e nos tornamos infrutíferos);
  • Sufoca nossa alegria, nossa energia e por isso, nos tornamos pessoas negativas e pessimistas.

Dentro do contexto de Lucas 10:38-42:

Podemos observar um pouco da intimidade de Jesus. Havia uma casa em Betânia, onde moravam Marta, Maria e Lázaro (quase 5 km de distância de Jerusalém), que servia de “refúgio” para Cristo. Ali Ele não encontrava pessoas com perguntas traiçoeiras e maliciosas, mas sim, pessoas que O amavam e desejavam estar em Sua companhia. Será que, se fosse hoje, Ele escolheria nossa casa? Vejam no vs.38 deste capítulo que, Jesus e seus discípulos foram para este povoado. Imagine ter o próprio Deus em sua casa com seus discípulos!

Marta estava preocupada, atarefada, ansiosa, tentando ser útil e fazer o melhor pelo Senhor. Maria estava com a mente tranquila, contente e apensas quis participar dos ensinamentos de Jesus, aos pés da vida mais Santa que já houve na Terra!

Maria devia pensar que, uma casa deve estar limpa o suficiente para ser saudável e, desarrumada o suficiente para sermos felizes nela. Sua preocupação não era com as necessidades da casa, mas sim, com a grande oportunidade de ouvir o Senhor!

Assim que o nome de Marta é mencionado na Bíblia, vemos que ela estava distraída (conforme a explicação acima, já sabemos ser um atributo da ansiedade). Ela era aquela que assumia o controle, tomava conta da casa e era responsável por tudo. No vs.40, a Palavra nos informa sua distração, querendo cuidar de tudo e oferecer a melhor hospitalidade. Toda aquela preocupação a sufocou, causando divisão e já não conseguia distinguir o que realmente era importante! Então, surge uma reclamação de Marta por sua irmã estar sentada enquanto ela cuidava de tudo sozinha! Os pensamentos de Marta não estavam focados em Cristo, mas sim, no serviço que ela estava realizando. A atitude dela de querer preparar tudo era válida, contudo, não estava centrada no principal.

Agora, veja o que Jesus diz:

“Marta, Marta, estás ansiosa”. Ou seja, você está sendo dividida, distraída e sufocada por dentro! Depois, vem um complemento dizendo que Maria escolheu a boa parte e não lhe seria tirada (fazendo assim, uma comparação entre as duas atitudes e demonstrando o tipo de escolha que devemos fazer)!

Vamos analisar os dias atuais:

Estamos sempre correndo; com a agenda cheia de compromissos; tentamos resolver tudo à nossa maneira; e, como resultado disso tudo, subtraímos a presença de Deus de nossas vidas. Você tem algum problema que lhe aflige? Entregue nas mãos do Senhor e confie em Sua sábia providência! Não podemos dividir nossas vidas entre sagrado e secular! Nossa vida deve ser uma vida de louvor e adoração a Deus (em todas as áreas)!

O melhor antídoto para a ansiedade é lembrar quem tem o controle de minha vida! Quem controla meu caminhar? Sou eu? Não! É O SENHOR!

Caro amigo leitor: Se você está trilhando seu caminho sozinho, lembre-se do seu Criador! Não teve um encontro verdadeiro com Cristo? Faça-o neste dia! Coloque sua vida nas mãos do Único que pode lhe salvar: Jesus! Amanhã pode ser tarde demais!

Para meditar:

Deus é maior do que qualquer problema que você esteja passando! Ele pode mudar o rumo de sua vida e dar refrigério para seu coração! Confie!

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

12 Comments

  1. Verdade irmão, a melhor coisa a fazermos quando algo nos tira a paz é orarmos, entregarmos tudo nas mãos de Deus e esperar no Senhor. Ele dá refrigério e nos acalma com o seu doce Espírito. Fique na Paz do Senhor!!!

    • Nelson Júnior

      Amém, maninha! É verdade! Por que ter ansiedade se Deus está no controle? Não é? Fique na paz, minha irmã!

  2. Irmãozinho abençoado!
    Que palavra maravilhosa!

  3. Aleluia.
    Estou impressionada com este estudo.

  4. Serviu pra mim.

    • Nelson Júnior

      Acredito que todos nós temos um pouco de ansiedade, não é? O importante é entender que Deus está no controle e confiar em Seu agir. Hoje estou bem melhor neste ponto. Fique com Deus amiga!

  5. Muito edificante!

  6. Eu precisava ler este estudo. Preciso melhorar nesta área.

    • Nelson Júnior

      Eu já fui muito ansioso também. Hoje já me controlo quanto a isso. Persista e ore que você terá a vitória! Fique na paz, meu irmão!

Deixe um comentário