Ambição: Ela está no meio de nós?

Ambição: Ela está no meio de nós?

Você sabe o que a ambição pode causar em sua vida? Será que o cristão está livre deste mal? Vamos verificar?

Ambição segundo o dicionário:

É o forte desejo de poder, riquezas, honras, glórias, cobiça para se alcançar algum objetivo ou obter sucesso.

Ela está no meio de nós?

Infelizmente, a maioria das pessoas são ambiciosas, inclusive, pessoas cristãs! Será que nós também não estamos sendo dominados por ela em determinadas situações?

  • O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade (Pv 15:32,33).

Deus tem lhe respondido ultimamente? Como tem sido suas atitudes de cristão? Já almejou cargo de destaque na instituição religiosa que você frequenta? Já considerou ser maior conhecedor das Escrituras pelo tempo que possui de Evangelho?

Não apenas no versículo citado acima, mas em todo o livro de Provérbios encontramos este tema. A destruição e a calamidade conseguem puxar nosso tapete e fazer com que caiamos de joelhos no chão. Mas sabemos que não há lugar melhor que este. Quando estamos de joelhos, entendemos nossa posição e assim, podemos nos erguer novamente tendo em mente que a humildade precede a honra. Outra triste realidade (ainda que tenham exceções) encontramos nas pessoas que estão em dificuldades financeiras, pois são essas que mais apresentam inveja em seus corações! Carregam a ambição dentro de si no desejo de sempre obterem mais e mais! Desejam chegar ao topo ou em uma posição de destaque, não importando o preço a ser pago! A Palavra de Deus afirma que tais pessoas fixam os olhos naquilo que não é nada (Pv.23:4,5).

Como base para este estudo, temos o texto de Marcos 10:35-45:

Este mesmo problema acontecia entre os discípulos de Jesus, mesmo estando com Ele já há 3 anos. Antes da entrada triunfal do Senhor em Jerusalém (um dia antes), seus discípulos almejavam o topo. Jesus havia se reunido com eles e começou a lhes explicar sobre o que aconteceria nos dias seguintes. Foi dito acerca de Sua morte, de Sua crucificação, da humilhação que passaria e, mesmo assim, dois de seus discípulos se aproximaram e fizeram um pedido: “Queremos nos assentar um à Sua direita e outro à Sua esquerda”! Jesus pergunta se eles aceitariam tomar do cálice que Ele havia de beber e, após resposta afirmativa de ambos, o Senhor afirma que eles não sabiam o que estavam pedindo.

E os outros discípulos? O que estariam pensando?

No vs.41 vemos que eles ficaram indignados com o pedido que foi feito. E nós? Será que não faríamos o mesmo? Quando alguém do nosso círculo de amizade chega ao topo ou quando alguém de nosso trabalho é promovido, qual o nosso sentimento? Será que ficamos felizes realmente, ou em nosso íntimo, pensamos que seríamos mais capacitados para ocupar a tal vaga?! Igualmente com os discípulos, pois todos esperavam uma posição de destaque. Na Bíblia vemos que eles já vinham disputando entre si pelo caminho para saber qual deles seria o maior (Mc 9:33,34). Todos discutiam sobre isso, mas João e Tiago tiveram a coragem de perguntar primeiro! Nossa motivação é ambiciosa (devido à natureza pecaminosa) e queremos tomar a frente de outras pessoas, no intuito de levar vantagem. Isso não é correto! Somente com orientação do Espírito Santo para tomarmos a decisão correta!

Importante:

Após os fatos citados acima, o Mestre aproveita aquela situação para lhes ensinar algo muito valioso: “entre nós, isso não será assim” (Mc.10:43).

O que Ele quis dizer é que, no estilo de vida de Seu Reino, não será assim! No corpo de Cristo, não podemos ter tais atitudes! Não há lugar para egoísmo, para motivações pessoais ou para ambições!

  • Antes, qualquer que dentre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; e qualquer que dentre vós, quiser ser o primeiro, será o servo de todos (Mc.10:43,44).

No Reino de Cristo, a grandeza é alcançada pela busca do oposto. Devemos servir, sermos humildes, para então, sermos grandes.

Muitos problemas surgem quando tentamos trazer os “moldes” ou “padrões” do mundo para a igreja de Cristo e viver segundo eles! Somos chamados para fazer a diferença! Pastores não são chefes; pessoas que fazem parte da equipe pastoral não são melhores que os demais irmãos! Quando somos atacados, retaliamos; quando somos criticados, nos defendemos; quando temos dons e talentos, nos colocamos em evidência; quando somos capazes e estamos com pessoas também capazes, competimos e tentamos vencê-las! Tudo isso faz parte do estilo gentio do mundo e não dos planos de Deus para Seu Reino! Este é o exemplo que Jesus nos deu?

  • Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos (Mc.10:45).

Como vencer a ambição?

Primeiro passo: Olhar para Cristo e seus ensinamentos;

Segundo passo: Lembre-se que somos chamados para servir;

Terceiro passo: Abra mão do controle de sua vida e entregue a Cristo!

Para meditar:

O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade (Pv.18:12).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. francisco ferraz

    Como lidar com morte? R…..acreditando e vivendo pra ELE!ligado na videira CRISTO!que é a vida!

  2. Cláudia Duprat

    Concordo. Existe muita ambição em nosso meio também.

    • Nelson Júnior

      Olá, minha irmã! A paz do Senhor! Infelizmente é uma realidade! Precisamos orar por essas pessoas e mostrar através da Palavra o erro que estão cometendo. Fique com Deus!

  3. Américo Leone

    Ótimo estudo!

  4. Verdade irmão, vivemos hj uma competição gospel na igreja, todos querendo ser o mais “espiritual”, o melhor “pregador”, a irmã mais “virtuosa” e por ai vai. Muitos esquecem dos valores cristãos, e tem em mente valores carnais, que levam a atitudes mundanas. Ótimo texto. Fique na Paz do Senhor!!!

    • Nelson Júnior

      Amém, maninha! Essas atitudes estão na carne e devemos orar pedindo ao Senhor que nos dê forças para superar. Devemos deixar O Espírito Santo agir em nossas vidas e abandonar este sentimento que nos coloca uns contra os outros. Fique com Deus, amada irmã!

  5. Concordo! Em nosso meio também existe ambição – infelizmente!

    • Nelson Júnior

      É triste, mas é a realidade! Oremos para que isso possa mudar! Fique com Deus e obrigado por sua importante participação, meu irmão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *