A Verdadeira Páscoa: Jesus Cristo!

A Verdadeira Páscoa: Jesus Cristo!

Qual o significado da verdadeira Páscoa? O que a Bíblia diz sobre esta celebração? Vamos verificar?

Dentre as três festas judaicas, a Páscoa é a primeira delas. Foi instituída por Deus e comemorava o êxodo do povo judeu do Egito, além de sua libertação do jugo do Faraó (Ex 12:1-28; 23:15; Dt 16:6). Também é conhecida como Festa dos pães Asmos (Ex 12:15; 23:15; Dt 16:1,3).

O cordeiro era o componente fundamental da ceia pascal e, profeticamente, apontava para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Ex 12:1-8; Dt 16:5,6; Jo 1:29). Ainda havia a orientação quanto à instrução que dariam aos filhos quando perguntassem: Que rito é este? Deviam responder: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor (Ex 12:26,27).

A Páscoa e seu simbolismo profético já tiveram os objetivos alcançados. Como o próprio apóstolo Paulo afirma, Jesus Cristo é a nossa Páscoa! O nosso Cordeiro Pascal (1Co 5:7). Assim como o sangue do cordeiro livrou o povo judeu do jugo de escravidão no Egito, Jesus, O Cordeiro de Deus, nos livrou do jugo de escravidão do pecado, por meio de Seu precioso sangue derramado na cruz!

Nós, cristãos, não comemoramos a Páscoa como festa judaica (Antiga Aliança), nem muito menos, como uma festa pagã (onde os interesses comerciais e financeiros desviaram a verdade, trocando o Cordeiro e Seu sangue, por coelho e ovos de chocolate!). A nossa Páscoa tem significado muito maior! Significa Redenção! A Páscoa judaica era transitória e prefigurava algo maior, que se confirmou em Cristo!

Sendo assim, qual a celebração do cristão para o sacrifício de Jesus?

  • “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26:26-28).

Tanto a Páscoa (Antiga Aliança), quanto a Ceia do Senhor (Nova Aliança), apontam para o sacrifício de Jesus! A primeira, de forma prospectiva (indicando algo que viria) e, a segunda, de modo retrospectivo (em memória), porém, ambas apontando para a cruz de Cristo. Estamos debaixo da Nova Aliança! Sendo assim, celebramos a Ceia do Senhor em memória do sacrifício vivo feito na cruz por Jesus Cristo, nosso Salvador! A verdadeira Páscoa!

Para meditar:

Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós (1Co 5:7).

Nelson Júnior – Portal Pela Fé

facebook.com/portalpelafe

www.portalpelafe.com

#PortalPelaFé

Atenção: Cópias do conteúdo deste site (integrais ou parciais) serão permitidas citando o nome do autor e também o link para esta página: www.portalpelafe.com

Adicionar a favoritos link permanente.

14 Comments

  1. Ana Lúcia Versuti da Paixão

    Isaías: 53. 7. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. 8. Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? 9. E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. 10. Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 12. Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu. – Bíblia JFA Offline
    Ele é o nosso cordeiro pascal

    • Nelson Júnior

      Amém, Aninha! Glória a Deus! Ótimo cometário! Fiquei feliz com sua participação! Fique com Deus, minha irmã amada!

  2. Rodrigo Malta Guimarães

    Paz irmão! Sempre corretíssimo seus estudos. Deus continue lhe abençoando. Shalom.

  3. Silvia Condor

    Eita glória 😀

  4. Mais e tudo que sempre ouvi até oje? Não acreditu em coelho da páscoa, mais num tinha ideia disso tudo.

    • Nelson Júnior

      Agradeço por seu genuíno interesse, prezado Alan!
      Não é interessante divulgarem os fatos da maneira correta, para manterem o povo no engano. Esta é a verdade bíblica sobre a Páscoa! Jesus é nosso Cordeiro pascal. Deu sua própria vida por nós e, por meio de Seu sangue, pagou por nossos pecados. Caso não tenha tomado sua decisão por Cristo, Ele é o Único que pode lhe salvar! O sacrifício feito na cruz, também foi em seu favor. Creia. Se tiver outras dúvidas, estou à disposição. Conte comigo. Fique com Deus.

  5. Jaqueline Silva

    Sem dúvida, muito esclarecedor.

    • Nelson Júnior

      Amém, irmã. Precisamos divulgar a verdade sobre a Páscoa. Muitos não conhecem. Fique com Deus e obrigado pela participação.

  6. Reinaldo Reoli

    Muito bom.

    • Nelson Júnior

      Agradeço pela participação e pelo tempo dedicado na leitura. Ótimo final de semana pra ti. Fique com Deus.

Deixe um comentário